Tem muita gente substituindo as fontes naturais de proteínas pelo whey protein! Isso é um grande equívoco, pois o whey não fará nada de mais, a sua utilidade é basicamente corrigir eventuais deficiências da alimentação.

Por exemplo, se você precisa comer 150 gramas de proteínas por dia mas sua alimentação fornece apenas 125, então a suplementação poderia entrar para suprir o que falta. No entanto, se você já come as 150 gramas, não há muito benefício em colocar whey na sua dieta. Assim como não há benefício em substituir a carne/frango/ovo por whey (aliás, no caso do ovo, pode até haver algum benefício para as pessoas ao seu redor).

whey protein - Paulo Gentil

Um estudo do Journal of Applied Physiology avaliou o metabolismo proteico de homens jovens após um treino de coxa, seguido da ingestão de aproximadamente 20 gramas de proteínas na forma de whey isolado ou de um mix (soja, caseína e whey). As análises mostraram que, apesar da síntese proteica ao final de 5 horas ser similar, o anabolismo com o whey durou apenas 40 minutos, enquanto o do mix durou 2 horas, ou seja 3 vezes mais!

Não devemos entender o suplemento como algo milagroso e sim como uma forma de ingerir proteínas que tem suas particularidades e deve ser utilizada de acordo com elas.

Por exemplo, o whey é capaz de entregar uma grande quantidade de aminoácidos no sangue em pouco tempo. Isso pode ser bom se seu corpo precisar deles e der conta utilizá-los, no entanto, em grande parte dos casos esse excesso de aminoácidos será rapidamente oxidado, deixando você novamente em um estado catabólico após poucos minutos.

Já uma alimentação equilibrada fornecerá aminoácidos continuamente em quantidades suficientes para que você consiga construir seus músculos ao longo do dia.

Enfim, nada contra usar whey, desde que se use o cérebro junto!


Referências:

Reidy PT, Walker DK, Dickinson JM, Gundermann DM, Drummond MJ, Timmerman KL, Cope MB, Mukherjea R, Jennings K, Volpi E, Rasmussen BB. Soy-dairy protein blend and whey protein ingestion after resistance exercise increases amino acid transport and transporter expression in human skeletal muscle. J Appl Physiol (1985). 2014 Jun 1;116(11):1353-64. doi: 10.1152/japplphysiol.01093.2013. Epub 2014 Apr 3.


Contribua com a continuidade de Ano Zero aqui.

escrito por:

Paulo Gentil

Doutor em Ciências da Saúde. Autor dos livros “Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas” e “Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia”.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.