Milhares de pessoas na Venezuela protestaram contra o regime chavista do presidente Nicolás Maduro. A Venezuela está em forte crise, estando à beira de aguda crise humanitária e uma gravíssima crise política. Grande parte dos itens da cesta básica estão em falta. Atualmente a inflação está em 720%.

Se Nicolás Maduro for derrotado em um referendo revogatório até 10 de janeiro, novas eleições serão convocadas. Agora, se o referendo, previsto na Constituição, ficar para depois disso, e Maduro perder, é o vice dele quem assume.

A oposição planeja novos protestos para pressionar o Conselho Nacional Eleitoral a acelerar o processo do referendo.

Mas, afinal de contas, o que levou a Venezuela a mergulhar nessa crise econômica e autoritarismo sem precedentes? Seria tudo efeito da má administração política de Maduro, ou os motivos precedem até mesmo a eleição de Hugo Chávez?

Como sempre, os motivos jamais são singulares. Desde a Guerra Fria até as guerrilhas atuais, a economia venezuelana vem perambulando.

Com a intenção de esclarecer o caos venezuelano, eu e meu “sócio”, Alexander, fizemos mais um vídeo para o nosso canal de geopolítica e política interna – Geopizza – no qual você poderá conferir resumos, análises e opiniões sobre os mais variados fatos do mundo.

Confira o resultado abaixo:

Link YouTube

Esperamos que gostem, e saibam que estamos abertos a sugestões e críticas. Convidamos todos a nos acompanharem mais de perto, seja por aqui no AZ, seja pelos nossos canais.

Clique aqui e inscreva-se no canal para acompanhar as informações!

Conheça nossa página no Facebook, perfil no Twitter e canal no Telegram, e mantenha-se por dentro das novidades.


Que tal nos ajudar a produzir mais vídeos como este? Então seja nosso patrono!
CLIQUE AQUI e escolha sua recompensa.


Confira os outros vídeos de Geopizza:

Entenda a bagunça da política brasileira
E o Golpe na Turquia?

escrito por:

Rodrigo Zottis

Rapaz que só faz o que faz pois espera que um dia seu legado possa ser completamente auto-explicativo.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.