Menino super herói | O que falta para realizar seus sonhos?

O que falta para realizar seus sonhos?

Em Comportamento, Série Produtividade, Tempo de Realizar por Matheus CasteloComentário

Quero con­tar a his­tó­ria de um grande amigo cha­mado Lucas. Todos conhe­cem Lucas por ser um cara sem­pre sor­ri­dente e com muita ener­gia, que quer rea­li­zar seus sonhos.

Mas hoje ele está bas­tante triste.

Lucas triste. | O que falta para realizar seus sonhos?

Para enten­der melhor o desâ­nimo de Lucas, vamos vol­tar alguns meses atrás. Mais pre­ci­sa­mente, vol­ta­re­mos aos pri­mei­ros segun­dos do dia 01 de Janeiro.


É ano novo! Todos estão feli­zes, inclu­sive Lucas, afi­nal é começo de ano, época de per­doar os erros, esque­cer o pas­sado e reco­me­çar! Mas há uma razão espe­cial que faz com que Lucas tenha um sor­riso enorme estam­pado no rosto.

Este ano vai ser dife­rente.

Lucas feliz. | O que falta para realizar seus sonhos?

Não será um ano qual­quer, será o ano de sua vida. Con­quis­tará tudo aquilo que sonhou e não colo­cou na prá­tica ano pas­sado, afi­nal agora ele tem uma Lista de Metas!

A lista con­siste, basi­ca­mente, em 5 prin­ci­pais tópi­cos pre­vis­tos para serem alcan­ça­dos durante os pró­xi­mos 365 dias do ano.

Veja­mos o plano de metas do Lucas:

Lista de metas de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Na visão de Lucas, a mai­o­ria de suas metas só depende dele. Sua força de von­tade o fará con­quis­tar todos os desa­fios. Tem como algo dar errado?

Vol­ta­mos agora para os dias de hoje ao encon­tro da tris­teza de Lucas.

Tudo saiu do con­trole.

Lucas fez nova­mente uma lista, desta vez com a rela­ção das metas pla­ne­ja­das x atin­gi­das. Ele ficou sur­preso.

Metas planejadas e realizadas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Lucas está frus­trado, não teve os pio­res resul­ta­dos em rela­ção a suas metas, mas não está nem perto do que ima­gi­nava que seria. Ele só teve resul­ta­dos medío­cres.


COMO REALIZAR SEUS SONHOS

Para enten­der um pouco melhor o que acon­te­ceu com Lucas, vamos ana­li­sar cada ponto de sua vida.

Por exem­plo, veja­mos suas maté­rias de facul­dade. O começo do ano foi com­pli­cado, Lucas teve muita difi­cul­dade nas maté­rias de cál­culo e álge­bra, e por­tanto não con­se­guiu alcan­çar seu obje­tivo “Médias 8,5”.

Se ava­li­ar­mos, de maneira geral, o ren­di­mento aca­dê­mico de um estu­dante, pode­re­mos criar um medi­dor, que mos­trará a situ­a­ção atual de Lucas. O medi­dor será de 0 a 10, e divi­dido em 3 zonas, que se com­por­tará da seguinte forma:

Zonas crítica, mediana e de sucesso. | O que falta para realizar seus sonhos?

A média das notas de Lucas foi 6,3. Ele clas­si­fica isso como zona medi­ana, já que não repro­vou em nenhuma maté­ria, mas tam­bém não tirou exce­len­tes notas.

Zona mediana de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Neste dese­nho, cada zona pos­sui sua carac­te­rís­tica e pode ser apli­cada para qual­quer tipo de ava­li­a­ção.

Zona crí­tica: Como o pró­prio nome já diz, é uma área crí­tica, onde você não tem opções e pre­cisa tomar alguma ati­tude para sair. Se a vida aca­dê­mica de Lucas esti­ver na zona crí­tica, ele tem que fazer algo para ir para outra zona, caso con­trá­rio nunca se for­mará.

Zona medi­ana: São os resul­ta­dos na média. É onde Lucas está agora, não teve as melho­res notas, mas pelo menos não repro­vou.

Zona de Sucesso: Resul­ta­dos muito acima da média. São as melho­res notas da turma.

Desta forma, con­se­gui­mos quan­ti­fi­car uma “nota” para sua vida.

O grande pro­blema é que Lucas não tem ape­nas sua vida aca­dê­mica para viver, mas sim várias res­pon­sa­bi­li­da­des dife­ren­tes, como a vida pro­fis­si­o­nal, social, amo­rosa e fami­liar. Não que Lucas tenha várias vidas, mas sim vários papéis dife­ren­tes, cada um com sua deter­mi­nada impor­tân­cia.

Na mai­o­ria dos casos, não con­se­gui­mos quan­ti­fi­car alguns aspec­tos, como por exem­plo a ava­li­a­ção de sua vida pro­fis­si­o­nal. Estes aspec­tos são qua­li­ta­ti­vos, e não há uma nota que pode­mos dar, cabe ao Lucas refle­tir e ana­li­sar onde ele se encon­tra.

Geral­mente essas esca­las de ava­li­a­ção variam de pes­soa para pes­soa. Enquanto para Lucas notas mai­o­res que 8,5 são con­si­de­ra­das sucesso, para outra pes­soa 8,0 já é exce­lente. Sendo assim, cada pes­soa pos­suirá dife­ren­tes pers­pec­ti­vas de defi­ni­ção de fra­casso ou sucesso.

Desta forma, a ava­li­a­ção de cada parte da vida não é algo imu­tá­vel e quan­ti­fi­cá­vel, mas sim sub­je­tivo e pes­soal.

Ava­li­e­mos a vida pro­fis­si­o­nal de Lucas, por exem­plo. Ele se con­si­dera den­tro da zona crí­tica, pois não tem uma rela­ção sau­dá­vel com o chefe e está quase sendo demi­tido.

Vida profissional de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Bom, mas como fala­mos aqui, Lucas pos­sui vários papéis de sua vida e para cada parte dela pode­mos atri­buir notas, sejam elas reais ou sub­je­ti­vas.

Fazendo uma ava­li­a­ção geral da vida de Lucas, pode­mos unir todas suas “vidas dife­ren­tes” e cons­truir tudo em um único local: um polí­gono, onde cada vér­tice é uma parte de sua vida.

Geral­mente, o polí­gono pos­sui n vér­ti­ces, depen­dendo da pes­soa. No caso de Lucas, vamos lis­tar 6 prin­ci­pais papéis de sua vida, onde cada um tem uma ava­li­a­ção feita por ele mesmo:

Polígono da vida de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Se ligar­mos os pon­tos tere­mos uma ava­li­a­ção geral da vida de Lucas. Quanto maior for essa área, melhor o Lucas será como pes­soa e mais pró­ximo estará do seu sucesso.

Polígono da vida de Lucas 2. | O que falta para realizar seus sonhos?

Entre­tanto, o polí­gono de Lucas mos­tra que ele não atin­giu suas metas pla­ne­ja­das, e não con­se­guiu che­gar em ponto algum na Zona do Sucesso. Pelo con­trá­rio, em alguns casos está na Zona crí­tica, onde ações devem ser toma­das de forma urgente.

Lucas está tendo resul­ta­dos medío­cres. Está frus­trado. Como mudar?

Pri­mei­ra­mente Lucas tem que enten­der:

A área no polígono é proporcional ao gerenciamento de sua energia pessoal.

Área do polígono da vida de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

O que é ener­gia? Para entendê-la vamos divi­dir em 2 tipos:

  1. Ener­gia Física: Recur­sos que Lucas pre­cisa para rea­li­zar o fun­ci­o­na­mento sau­dá­vel do seu corpo, para assim exe­cu­tar ações físi­cas, como por exem­plo o ato de andar ou rea­li­zar tra­ba­lhos manu­ais.
  2. Ener­gia Men­tal: Recur­sos que fazem com que Lucas rea­lize os pro­ces­sos men­tais ade­qua­dos, como por exem­plo raci­o­cí­nio lógico em uma prova.

Após enten­di­mento disso, há ainda outro ponto impor­tante para Lucas com­pre­en­der:

A energia é limitada

O que Lucas e a mai­o­ria das pes­soas não com­pre­en­dem é que é pra­ti­ca­mente impos­sí­vel ser bom em tudo.

Se você come­çar o dia fazendo aca­de­mia, pos­te­ri­or­mente ir para aula de vio­lino, depois ir para as aulas da facul­dade e por fim, pas­sar o resto do dia no está­gio… No fim do dia você estará total­mente esgo­tado em rela­ção à sua ener­gia men­tal e física, não sobrando tempo para se dedi­car a outras coi­sas.

É algo com­pro­vado: para con­se­guir resul­ta­dos gran­di­o­sos é pre­ciso des­pen­der muita ener­gia e muito tempo de dedi­ca­ção para aquele assunto.

Lucas nunca vai con­se­guir resul­ta­dos sur­pre­en­den­tes se não tiver foco.

A boa notí­cia é que exis­tem manei­ras de aumen­tar a sua ener­gia e con­se­quen­te­mente a área do grá­fico do polí­gono

1. Tenha hábi­tos sau­dá­veis;

Pra­ti­car espor­tes e ter uma boa noite de sono, são alguns hábi­tos que for­ne­cem mais ener­gia para ser mais pro­du­tivo durante o dia. Veja mais aqui;

Para uti­li­zar melhor o poten­cial do cére­bro, se ali­mente de forma sau­dá­vel. É com­pro­vado que alguns ali­men­tos como pei­xes, nozes e bró­co­lis aumen­tam a ener­gia men­tal. Veja mais aqui;

2. Seja orga­ni­zado;

A orga­ni­za­ção efi­ci­ente tem como con­sequên­cia melhor foco nas ati­vi­da­des e maior ren­di­mento durante a rea­li­za­ção delas.

Lucas ainda está con­fuso, como inves­tir sua ener­gia?

Calma Lucas… O melhor está por vir.

Para saber em qual vér­tice o Lucas deve focar, é pre­ciso que ele res­ponda a uma per­gunta sim­ples, mas muito pro­funda:

O que te faz feliz? O que é sucesso pra você?

 

O autoconhecimento é a chave.

Lucas pre­cisa se conhe­cer e saber o que valo­riza na vida e o que quer alcan­çar, seja no curto, médio ou longo prazo. Não é por­que uma pes­soa não tem milha­res de reais no banco que ela não atin­giu o sucesso.

A defi­ni­ção de sucesso é algo volá­til e total­mente mol­dá­vel depen­dendo da pes­soa. Para alguns, ter sucesso é ser pre­si­dente de uma grande empresa, para outros é ter uma casa pró­pria com sua famí­lia ou, quem sabe, pas­sar a vida via­jando pelo mundo.

Não importa o que seja o sucesso para você, depois que esco­lher o vér­tice da sua vida que quer focar, só fal­tará uma coisa para você entrar na tri­lha para o sucesso.

 

Sacrifício

Tenha em mente que você está sem­pre dizendo ‘não’ a alguma coisa. Se não é para as coi­sas urgen­tes e evi­den­tes da sua vida, pro­va­vel­mente é para coi­sas mais fun­da­men­tais, mais impor­tan­tes.”

Os 7 hábi­tos das pes­soas alta­mente efi­ca­zes, Stephen Covey

É pre­ciso ter cons­ci­ên­cia de que para atin­gir seu estilo de vida dos sonhos é neces­sá­rio sacri­fi­car outros que con­si­dera menos impor­tan­tes.

É pre­ciso ter cons­ci­ên­cia de que, se para você é impor­tante alcan­çar um corpo mus­cu­loso e com zero gor­dura, não é pos­sí­vel sair todo o final de semana e tomar litros de cer­veja.

A par­tir disso, algo incrí­vel acon­tece com o grá­fico no polí­gono. À medida em que Lucas dire­ci­ona sua ener­gia para seu foco de vida, sacri­fica outros pon­tos que con­si­dera menos impor­tan­tes, e começa a tomar ações estra­té­gi­cas inves­tindo naquele ponto: uma hora ele terá resul­ta­dos muito posi­ti­vos!

Polígono da vida de Lucas com foco na vida profissional. | O que falta para realizar seus sonhos?

Foco na vida profissional. | O que falta para realizar seus sonhos?

Lucas não irá espe­rar pelo fim do ano, ele come­çará a pen­sar todos os dias no que real­mente é impor­tante para sua vida. Assim, irá se pla­ne­jar e ado­tar ações que o levem a alcan­çar seu obje­tivo final.

Como já dito, o sucesso depen­derá de cada um. Para alguns uma vida equi­li­brada tam­bém pode ser con­si­de­rada um sucesso.

Este novo modo de viver do Lucas, chamo de Filo­so­fia do Polí­gono. Não espero que ela resolva a vida do Lucas, mas que pelo menos o faça pen­sar cri­ti­ca­mente sobre a vida que está levando, e aquilo que real­mente o faz feliz.


Contribua com a continuidade de Ano Zero, clique aqui.

Você pode que­rer ler tam­bém:

8 méto­dos para aumen­tar sua pro­du­ti­vi­dade que nunca te con­ta­ram
Como fazer lis­tas de tare­fas pro­du­ti­vas e mata­do­ras da pro­cras­ti­na­ção

Matheus Castelo
Analista de Gestão no Laboratório Bridge, graduando de Engenharia de Produção na UFSC e criador do site desenvolva-C.

Compartilhe