Quero contar a história de um grande amigo chamado Lucas. Todos conhecem Lucas por ser um cara sempre sorridente e com muita energia, que quer realizar seus sonhos.

Mas hoje ele está bastante triste.

Lucas triste. | O que falta para realizar seus sonhos?

Para entender melhor o desânimo de Lucas, vamos voltar alguns meses atrás. Mais precisamente, voltaremos aos primeiros segundos do dia 01 de Janeiro.


É ano novo! Todos estão felizes, inclusive Lucas, afinal é começo de ano, época de perdoar os erros, esquecer o passado e recomeçar! Mas há uma razão especial que faz com que Lucas tenha um sorriso enorme estampado no rosto.

Este ano vai ser diferente.

Lucas feliz. | O que falta para realizar seus sonhos?

Não será um ano qualquer, será o ano de sua vida. Conquistará tudo aquilo que sonhou e não colocou na prática ano passado, afinal agora ele tem uma Lista de Metas!

A lista consiste, basicamente, em 5 principais tópicos previstos para serem alcançados durante os próximos 365 dias do ano.

Vejamos o plano de metas do Lucas:

Lista de metas de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Na visão de Lucas, a maioria de suas metas só depende dele. Sua força de vontade o fará conquistar todos os desafios. Tem como algo dar errado?

Voltamos agora para os dias de hoje ao encontro da tristeza de Lucas.

Tudo saiu do controle.

Lucas fez novamente uma lista, desta vez com a relação das metas planejadas x atingidas. Ele ficou surpreso.

Metas planejadas e realizadas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Lucas está frustrado, não teve os piores resultados em relação a suas metas, mas não está nem perto do que imaginava que seria. Ele só teve resultados medíocres.


COMO REALIZAR SEUS SONHOS

Para entender um pouco melhor o que aconteceu com Lucas, vamos analisar cada ponto de sua vida.

Por exemplo, vejamos suas matérias de faculdade. O começo do ano foi complicado, Lucas teve muita dificuldade nas matérias de cálculo e álgebra, e portanto não conseguiu alcançar seu objetivo “Médias 8,5”.

Se avaliarmos, de maneira geral, o rendimento acadêmico de um estudante, poderemos criar um medidor, que mostrará a situação atual de Lucas. O medidor será de 0 a 10, e dividido em 3 zonas, que se comportará da seguinte forma:

Zonas crítica, mediana e de sucesso. | O que falta para realizar seus sonhos?

A média das notas de Lucas foi 6,3. Ele classifica isso como zona mediana, já que não reprovou em nenhuma matéria, mas também não tirou excelentes notas.

Zona mediana de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Neste desenho, cada zona possui sua característica e pode ser aplicada para qualquer tipo de avaliação.

Zona crítica: Como o próprio nome já diz, é uma área crítica, onde você não tem opções e precisa tomar alguma atitude para sair. Se a vida acadêmica de Lucas estiver na zona crítica, ele tem que fazer algo para ir para outra zona, caso contrário nunca se formará.

Zona mediana: São os resultados na média. É onde Lucas está agora, não teve as melhores notas, mas pelo menos não reprovou.

Zona de Sucesso: Resultados muito acima da média. São as melhores notas da turma.

Desta forma, conseguimos quantificar uma “nota” para sua vida.

O grande problema é que Lucas não tem apenas sua vida acadêmica para viver, mas sim várias responsabilidades diferentes, como a vida profissional, social, amorosa e familiar. Não que Lucas tenha várias vidas, mas sim vários papéis diferentes, cada um com sua determinada importância.

Na maioria dos casos, não conseguimos quantificar alguns aspectos, como por exemplo a avaliação de sua vida profissional. Estes aspectos são qualitativos, e não há uma nota que podemos dar, cabe ao Lucas refletir e analisar onde ele se encontra.

Geralmente essas escalas de avaliação variam de pessoa para pessoa. Enquanto para Lucas notas maiores que 8,5 são consideradas sucesso, para outra pessoa 8,0 já é excelente. Sendo assim, cada pessoa possuirá diferentes perspectivas de definição de fracasso ou sucesso.

Desta forma, a avaliação de cada parte da vida não é algo imutável e quantificável, mas sim subjetivo e pessoal.

Avaliemos a vida profissional de Lucas, por exemplo. Ele se considera dentro da zona crítica, pois não tem uma relação saudável com o chefe e está quase sendo demitido.

Vida profissional de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Bom, mas como falamos aqui, Lucas possui vários papéis de sua vida e para cada parte dela podemos atribuir notas, sejam elas reais ou subjetivas.

Fazendo uma avaliação geral da vida de Lucas, podemos unir todas suas “vidas diferentes” e construir tudo em um único local: um polígono, onde cada vértice é uma parte de sua vida.

Geralmente, o polígono possui n vértices, dependendo da pessoa. No caso de Lucas, vamos listar 6 principais papéis de sua vida, onde cada um tem uma avaliação feita por ele mesmo:

Polígono da vida de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

Se ligarmos os pontos teremos uma avaliação geral da vida de Lucas. Quanto maior for essa área, melhor o Lucas será como pessoa e mais próximo estará do seu sucesso.

Polígono da vida de Lucas 2. | O que falta para realizar seus sonhos?

Entretanto, o polígono de Lucas mostra que ele não atingiu suas metas planejadas, e não conseguiu chegar em ponto algum na Zona do Sucesso. Pelo contrário, em alguns casos está na Zona crítica, onde ações devem ser tomadas de forma urgente.

Lucas está tendo resultados medíocres. Está frustrado. Como mudar?

Primeiramente Lucas tem que entender:

A área no polígono é proporcional ao gerenciamento de sua energia pessoal.

Área do polígono da vida de Lucas. | O que falta para realizar seus sonhos?

O que é energia? Para entendê-la vamos dividir em 2 tipos:

  1. Energia Física: Recursos que Lucas precisa para realizar o funcionamento saudável do seu corpo, para assim executar ações físicas, como por exemplo o ato de andar ou realizar trabalhos manuais.
  2. Energia Mental: Recursos que fazem com que Lucas realize os processos mentais adequados, como por exemplo raciocínio lógico em uma prova.

Após entendimento disso, há ainda outro ponto importante para Lucas compreender:

A energia é limitada

O que Lucas e a maioria das pessoas não compreendem é que é praticamente impossível ser bom em tudo.

Se você começar o dia fazendo academia, posteriormente ir para aula de violino, depois ir para as aulas da faculdade e por fim, passar o resto do dia no estágio… No fim do dia você estará totalmente esgotado em relação à sua energia mental e física, não sobrando tempo para se dedicar a outras coisas.

É algo comprovado: para conseguir resultados grandiosos é preciso despender muita energia e muito tempo de dedicação para aquele assunto.

Lucas nunca vai conseguir resultados surpreendentes se não tiver foco.

A boa notícia é que existem maneiras de aumentar a sua energia e consequentemente a área do gráfico do polígono

1. Tenha hábitos saudáveis;

Praticar esportes e ter uma boa noite de sono, são alguns hábitos que fornecem mais energia para ser mais produtivo durante o dia. Veja mais aqui;

Para utilizar melhor o potencial do cérebro, se alimente de forma saudável. É comprovado que alguns alimentos como peixes, nozes e brócolis aumentam a energia mental. Veja mais aqui;

2. Seja organizado;

A organização eficiente tem como consequência melhor foco nas atividades e maior rendimento durante a realização delas.

Lucas ainda está confuso, como investir sua energia?

Calma Lucas… O melhor está por vir.

Para saber em qual vértice o Lucas deve focar, é preciso que ele responda a uma pergunta simples, mas muito profunda:

O que te faz feliz? O que é sucesso pra você?

 

O autoconhecimento é a chave.

Lucas precisa se conhecer e saber o que valoriza na vida e o que quer alcançar, seja no curto, médio ou longo prazo. Não é porque uma pessoa não tem milhares de reais no banco que ela não atingiu o sucesso.

A definição de sucesso é algo volátil e totalmente moldável dependendo da pessoa. Para alguns, ter sucesso é ser presidente de uma grande empresa, para outros é ter uma casa própria com sua família ou, quem sabe, passar a vida viajando pelo mundo.

Não importa o que seja o sucesso para você, depois que escolher o vértice da sua vida que quer focar, só faltará uma coisa para você entrar na trilha para o sucesso.

 

Sacrifício

“Tenha em mente que você está sempre dizendo ‘não’ a alguma coisa. Se não é para as coisas urgentes e evidentes da sua vida, provavelmente é para coisas mais fundamentais, mais importantes.”

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen Covey

É preciso ter consciência de que para atingir seu estilo de vida dos sonhos é necessário sacrificar outros que considera menos importantes.

É preciso ter consciência de que, se para você é importante alcançar um corpo musculoso e com zero gordura, não é possível sair todo o final de semana e tomar litros de cerveja.

A partir disso, algo incrível acontece com o gráfico no polígono. À medida em que Lucas direciona sua energia para seu foco de vida, sacrifica outros pontos que considera menos importantes, e começa a tomar ações estratégicas investindo naquele ponto: uma hora ele terá resultados muito positivos!

Polígono da vida de Lucas com foco na vida profissional. | O que falta para realizar seus sonhos?

Foco na vida profissional. | O que falta para realizar seus sonhos?

Lucas não irá esperar pelo fim do ano, ele começará a pensar todos os dias no que realmente é importante para sua vida. Assim, irá se planejar e adotar ações que o levem a alcançar seu objetivo final.

Como já dito, o sucesso dependerá de cada um. Para alguns uma vida equilibrada também pode ser considerada um sucesso.

Este novo modo de viver do Lucas, chamo de Filosofia do Polígono. Não espero que ela resolva a vida do Lucas, mas que pelo menos o faça pensar criticamente sobre a vida que está levando, e aquilo que realmente o faz feliz.


Contribua com a continuidade do Ano Zero, torne-se um patrão aqui.


Você pode querer ler também:

8 métodos para aumentar sua produtividade que nunca te contaram
Como fazer listas de tarefas produtivas e matadoras da procrastinação

escrito por:

Matheus Castelo

Analista de Gestão no Laboratório Bridge, graduando de Engenharia de Produção na UFSC e criador do site desenvolva-C.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.