Estamos acostumados a agradecer aos outros, no entanto sermos gratos a nós mesmos não é um hábito comum. Mas, se você pensar sobre isso, um simples “obrigado” auto-dirigido influencia muito o nosso nível de felicidade. Pessoas que sabem valorizar e agradecer a si mesmas superam mais facilmente suas dificuldades e obstáculos que estão em seus caminhos, bem como passam a ser mais seguras.

Por isso, Ano Zero traz a você uma lista de 9 coisas simples e reais que podem servir para que você agradeça, aqui e agora, a si mesmo:

  1. Às vezes você duvida de si mesmo e de sua vida. Você pode se sentir mal por muito tempo se o que você faz é, constantemente, questionar a si mesmo se o que você faz é correto ou não. E na verdade isso é maravilhoso. Isso significa que você ainda está aberto para o crescimento e auto-desenvolvimento pessoal. Aquele que analisa como foi o seu dia, uma hora antes de dormir, está sempre pronto para novos desafios.
  2. Você tem um trabalho. Não importa o que você faz e quanto você ganha. Você tem uma cama para dormir, comida para comer e roupa para vestir. Mesmo que ainda este não seja o emprego dos seus sonhos, você está sendo independente e responsável.
  3. Você tem tempo para fazer o que você ama fazer. Mesmo que seja apenas para ver sua série de TV favorita no café da tarde, bebendo algo e comendo alguns biscoitos.
  4. Você está realmente interessado em algo. Sejam livros, viagens, músicas, línguas estrangeiras ou paraquedismo. Nesta vida algo o intriga tanto que você está disposto a gastar muitas horas a estudar sobre as questões que te preocupam.
  5. Você tem um ou dois amigos muito próximos. Muitas vezes as pessoas se preocupam com o número de amigos que elas têm, e não com a qualidade. Cada um de nós precisa de amigos com os quais possamos compartilhar momentos e intimidades, pois precisamos de alguém para se alegrar, junto a nós, de nossos sucessos e chorar conosco por nossas desgraças. Alguém com quem possamos sentar e desfrutar de um silêncio confortável.
  6. Você se permite ter pequenos prazeres. Um concerto, comprar o seu livro favorito, uma hora no banho morno ou até mesmo ir sem necessidade a uma pastelaria; seja o que for, você desfruta das coisas com o seu coração.
  7. Você sabe admitir quando algo dá errado. E você tenta corrigi-lo.
  8. Você não é a pessoa que você era antes. Você aprende, você se desenvolve, muda e, acima de tudo, sabe avaliar objetivamente se você se tornou uma pessoa melhor do que era há um ano, ou se você perdeu algumas posições.
  9. Você sabe sonhar. Sim, e não confunda “sonhar” com “fazer planos” ou “definir metas.” Os sonhos são emoções. E não importa o quão perto eles estejam de sua realização. Sabemos que nada é impossível, e que apenas o caminho até alguns sonhos é um pouco mais longo.

Agradecer a si mesmo é tão fácil! Então vamos tentar agradecer a todos os nossos pequenos sucessos e realizações, para que possamos sentir a vida e sermos mais felizes. E assim vamos dizer obrigado por tudo o que somos, por nossas personalidades muito diferentes e exclusivas, de forma que cada dia será cada vez melhor. Pois nós estaremos garantindo isso.


Adaptação do artigo original em inglês.

escrito por:

Andressa Machado

Leitora assídua, escritora nem tanto assim, ama escrever sem compromisso e tomar um bom café. Amante dos poemas e poesias, olhando sempre à frente em busca de um futuro melhor.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.