Este é Jack:

andy

E isto é Hoje:

today

Jack e Hoje estão namorando.

today andy

A relação está indo bem e Jack é razoavelmente feliz, mas Jack acaba de descobrir que o Hoje com o qual ele está não é o par perfeito. Claro, ele e Hoje tiveram tempos divertidos, mas de repente Jack sente que está namorando uma Quarta-feira mundana, e esse com certeza não é o tipo de Hoje com o qual ele pretende ter um relacionamento sério.

Por saber que essa relação é apenas temporária, Jack não investe muito de si mesmo nela, gastando mais de sua energia pensando sobre uma outra pessoa – o Amanhã. Agora, o Amanhã é o tipo de dia com o qual ele amaria namorar – pleno, apaixonado, significativo e empolgante. Ele sabe que é apenas uma questão de tempo antes que ele encontre um Hoje que seja exatamente desse jeito, o tipo de Hoje com quem ele estaria quando descobrisse o amor, quando sua carreira deslanchasse e quando ele viveria na cidade dos seus sonhos. Ele consegue imaginar esse Hoje agora mesmo:

today dreaming

Esse dia vai chegar, mas enquanto isso Jack tem outros planos – ele receberá um aumento na semana que vem, e ele então terminará seu relacionamento com o atual Hoje assim que isso acontecer e começará a namorar alguém novo – o Hoje de Quando eu Receber meu Aumento. Claro, esse ainda não é o tipo de Hoje digno de um casamento para um cara como Jack, mas é muito mais divertido e excitante do que o atual e muito comum Hoje com o qual está namorando agora.


Na manhã seguinte em que recebe o aumento, Jack acorda até mais cedo. Ele é um novo homem com um novo Hoje, e ele já gosta desse novo namoro:

today 2 new

Naquela mesma noite, ele vai a um restaurante que ele não podia pagar no dia anterior, e no dia seguinte ele compra um novo conjunto de tacos de golfe.

today 2 excited

Duas semanas depois, Jack volta ao restaurante caro, mas alguma coisa parece diferente. A comida ainda é ótima, mas ele não está tão empolgado desta vez.

today 2 sad

E no mês seguinte, quando sai para jogar golfe pela quarta vez com seus novos tacos, seu humor já não é mais influenciado por eles – Jack sente só a sensação normal de um dia habitual de golfe.

today 2 sadder

Até um dia em que a moldura ao redor de Jack se parece exatamente com aquela da época anterior ao seu aumento de salário.

today 2 gone

Jack está confuso. Ele deixou seu ex-Hoje para trás, então por que parece que está namorando com ele de novo? Era para ele ter superado essa fase de sua vida.

Ele está desapontado, mas não faz muito caso: esse aumento era coisa pequena de qualquer modo, o verdadeiro futuro ainda está por vir, então não é um grande problema se ele não está assim tão feliz.

Alguns anos mais tarde, Jack tem um grande mês. Primeiro, após anos solteiro, ele conhece essa garota incrível e eles têm muito em comum. Ela é exatamente o tipo de mulher que estava esperando, e após alguns encontros, ela se torna sua namorada. Mais ou menos ao mesmo tempo, o empreendimento que Jack havia iniciado há um ano é divulgado na matéria de um jornal e, repentinamente, os negócios começam a deslanchar. Ele sabia que aquele negócio era uma ótima ideia, e eis a prova. Para Jack, as coisas estão finalmente acontecendo.

E seu novo Hoje, o Hoje Quando Meu Negócio Deslanchar e Eu Encontrar uma Namorada, é tudo o que ele sonhou por anos.

today 3 excited

Essa é a vida que Jack sempre soube que um dia viveria: ele simplesmente é esse tipo de cara. E suas quartas-feiras jamais serão mundanas novamente.

Mas aí algo começa a acontecer. Após alguns meses, embora as coisas continuem a ir bem com sua namorada e o seu empreendimento esteja tendo ainda mais sucesso, Jack se descobre um pouco menos empolgado com o seu Hoje, o que faz as coisas um pouco menos excitantes. Ele está mais ocupado do que jamais esteve antes, trabalhando quase constantemente, e apesar de ainda estar satisfeito com o seu novo Hoje, seu humor em geral não está mais lá nas alturas.

today 3 sad

E um ano depois disso, mesmo embora a vida de Jack seja mais rica e mais significativa do que costumava ser, ele está completamente acostumado com o jeito como tudo é agora. Ele até mesmo testemunhou a carreira de alguns amigos decolarem ainda mais alto do que a sua e se pergunta como eles devem se sentir, e outros de seus amigos parecem ter um pouco mais de diversão com suas namoradas do que Jack tem com a sua – isso deve ser legal, ele pensa.

E, um dia, Jack acorda para encontrar a si mesmo aqui:

today 3 bare

Ele não consegue acreditar nisso. O que diabos esse Hoje está fazendo aqui?

Ele pensa em entrar com uma ação judicial para que seu ex deixe-o em paz, mas no fim ele decide não se incomodar – afinal, não é como se ele pretendesse casar com o Hoje Quando Meu Negócio Deslanchar e Eu Encontrar uma Namorada. O Hoje com o qual ele vai mesmo se casar é o Hoje Quando Vender meu Negócio e Casar com Minha Namorada, e esse é o Hoje com o qual ele realmente será feliz.

*      *      *

A luta de Jack não é incomum: é algo que a maior parte de nós vivencia de um jeito ou de outro. Em seu incrível Ted Talk, o professor de Harvard Dan Gilbert descreve o que chama de O Viés do Impacto: nossa “tendência de superestimar o impacto hedonista de eventos futuros”. Seres humanos têm a capacidade de simular situações futuras em suas cabeças e assim antecipar como será vivenciá-las, mas esse simulador nem sempre funciona bem e tende a “fazer você acreditar que resultados diferentes são mais diferentes do que realmente são”.

Gibert diz que “do estudo de campo ao estudo em laboratório, nós vemos que vencer ou perder uma eleição, conseguir ou perder um parceiro amoroso, receber ou não receber uma promoção, passar ou não passar em uma prova da faculdade e assim por diante, têm muito menos impacto, menos intensidade e muito menos duração que as pessoas esperam que tenha”. Isso até mesmo se aplica a eventos terríveis de nossas vidas. De acordo com Gilbert, “um recente estudo mostrando como os principais traumas da vida afetam as pessoas sugere que se esses traumas ocorreram há mais de três meses atrás, com poucas exceções, no fim não tiveram nenhum impacto em nossa felicidade”.

Jack é claramente uma vítima do Viés do Impacto.

As dificuldades de Jack também se relacional à Teoria do Pixel, uma frase cunhada por Tim Urban durante seu famoso Ted Talk “sozinho em seu apartamento na frente do espelho”.

Jack vê sua vida como um belo quadro que ilustra uma história épica e presume que a chave para sua felicidade está nos maiores componentes dessa imagem.

picture

Mas isso é um equívoco, pois Jack não vive nas grandes pinceladas dessa pintura. Ele vive sempre em um único pixel da imagem – um único Hoje.

pixel

Então enquanto milhares de Hojes de Jack irão, de um ponto de vista distante e fora da imagem, parecer como uma pintura completa, Jack passa cada momento de sua realidade em um ou outro pouco notável pixel chamado Hoje. O erro de Jack é esquecer a mundana quarta-feira e focar sua atenção inteiramente na grande pintura, quando na verdade a mundana quarta-feira é a sua verdadeira experiência de vida.

E sua presunção de que seus futuros Hojes serão tão vibrantes e coloridos como a grande pintura de sua vida significa não compreender a natureza pouco notável de um pixel, não importa o quanto a vida se pareça nas grandes pinceladas. Essa presunção leva Jack a sentir seu Hoje sem grandes eventos como um temporário e insatisfatório relacionamento, quando na verdade trata-se de um casamento inevitável e permanente, que ele precisa aceitar e abraçar se quiser ser feliz.

Quanto ao que realmente deixará Jack mais feliz enquanto vive sua mundana quarta-feira, há várias coisas cientificamente provadas, e que incluem passar o tempo com pessoas com quem você vive, dormir bem e exercitar-se, fazer as coisas nas quais você é bom e fazer coisas gentis para os outros.

Mas talvez a primeira coisa que Jack precisa fazer é sentir maior gratidão, outra rota cientificamente provada para a felicidade e na qual ele falha fragorosamente. Jack passa tanto muito olhando para as grandes coisas que virão pela frente e planejando sua felicidade futura e quase nenhum tempo olhando para baixo e pensando sobre como ele antes desejava muitas das coisas que atualmente tem.


Você pode querer ler também:

5 sinais de que você não é tão inteligente quanto pensa
7 perguntas estranhas que lhe ajudarão a encontrar o propósito da sua vida

escrito por:

Tim Urban

Formado em Ciências Políticas pela Harvard University, é autor do site Wait But Why e fundador da ArborBridge.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorIdeias são lentes?
Próximo artigoOutubro Rosa