Texto sobre as mudanças climáticas de Arnold Schwarzenegger, em seu Facebook.
Tradução de Edoardo Lobl, do GEDBioética.


Eu vejo suas perguntas.

Cada vez que eu posto na minha página no Facebook ou tuíto sobre a minha cruzada para um futuro de energia limpa, eu os vejo.

Há sempre alguns de vocês, perguntando por que devemos nos preocupar com o aumento da temperatura, ou questionando a ciência das mudanças climáticas.

Eu quero que você saiba que eu ouço você. Mesmo aqueles de vocês que dizem que a energia renovável é uma conspiração. Mesmo aqueles que dizem que as mudanças climáticas é uma farsa. Mesmo aqueles de vocês que usam palavras de quatro letras. Eu ouvi todas as suas perguntas, e agora tenho três perguntas para você.

Vamos pôr as alterações climáticas de lado por um minuto. Na verdade, vamos supor que você esteja certo.

Primeiro — você acredita que é aceitável que 7 milhões de pessoas morram todos os anos por conta da poluição? Isso é mais do que assassinatos, suicídios e acidentes de carro — combinados.

Todos os dias, 19.000 pessoas morrem devido à poluição por combustíveis fósseis. Você aceita essas mortes? Você aceita que as crianças em todo o mundo têm de crescer respirando com inaladores?

Agora, minha segunda pergunta: você acredita que o carvão e o petróleo serão os combustíveis do futuro?

Além do fato que os combustíveis fósseis destroem nossos pulmões, todos concordam que eventualmente irão acabar. Qual é o seu plano, então?

Eu, pessoalmente, quero um plano. Eu não quero ser como o último cavalo e vendedor de charrete, o qual resistia enquanto os carros assumiram as estradas. Eu não quero ser o último investidor na Blockbuster enquanto o Netflix emerge. Isso é exatamente o que vai acontecer no caso dos combustíveis fósseis.

Um futuro de energia limpa é um investimento sábio, e qualquer um que lhe diga o contrário está errado ou mentindo. De qualquer maneira, eu não iria tomar conselhos de investimento com essa pessoa.

Energia renovável é excelente para a economia, e você não tem que tomar a minha palavra como verdade. A Califórnia tem algumas das leis ambientais mais revolucionárias nos Estados Unidos, conseguimos 40% do nosso poder de fontes renováveis, e somos 40% mais eficientes do que o resto do país. Adotamos precocemente um futuro baseado na energia limpa.

Nossa economia não sofreu com isso. Na verdade, a economia na Califórnia está crescendo mais rápido do que a economia dos EUA. Nós lideramos a nação em manufatura, agricultura, turismo, entretenimento, alta tecnologia, biotecnologia e, claro, tecnologia verde.

Eu tenho uma pergunta final, e vai demandar um pouco de imaginação.

Há duas portas. Atrás da porta número um tem um quarto completamente selado, com um carro regular, abastecido com gasolina. Atrás da porta número dois tem um quarto idêntico, completamente selado, com um carro elétrico. Ambos os motores estão funcionando a toda potência.

Eu quero que você escolha uma porta para abrir, e entrar no quarto e fechar a porta atrás de você. Você tem que ficar no quarto que você escolher por uma hora. Você não pode desligar o motor. Você não tem uma máscara de gás.

Acho que escolheu a porta número dois, com o carro elétrico, certo? A porta número um é uma escolha fatal — quem iria querer respirar fumaça?

Esta é a escolha que o mundo está fazendo agora.

Para usar uma das palavras de quatro letras que todos vocês comentam [fuck], eu não dou a mínima se você acredita nas mudanças climáticas. Eu não poderia me importar menos se você está preocupado com as temperaturas subindo ou derretendo geleiras. Não me importa quem de nós tem razão sobre a ciência.

Só espero que você se junte a mim na abertura da porta número dois, para um futuro energético mais inteligente, mais limpo, mais saudável e mais lucrativo.


Contribua com a continuidade de Ano Zero aqui.


Você pode querer ler também:

Quer salvar o planeta? Pare de comer carne
Reciclagem: basta ser politicamente correto?

escrito por:

GEDbioética

Fundado em 2012 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, o GEDbioética tem como objetivo criar um ambiente favorável ao debate multi e interdisciplinar, disseminando a bioética de forma interativa. Além disso, criar um vínculo com a sociedade, a qual é essencial para a construção do conhecimento.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.