Cientistas da Universidade de Oxford e da Aalto, na Finlândia, realizaram uma pesquisa e sugerem que você se abstenha de abraçar alguém que mal conhece. Mas qual seria o gesto de cumprimento? É simples: um aperto de mão habitual será mais do que suficiente. As áreas amarelas e brancas do gráfico indicam as áreas que não causam desconforto se forem tocadas. As áreas em vermelho e preto, ao contrário, correspondem a locais indesejáveis ao toque. As linhas azuis (que na maioria dos casos denotam as áreas da virilha e das nádegas) indicam as zonas tabu, que categoricamente não são recomendadas ao toque.

zonasdetoque

Um fator importante no tato é o sexo da pessoa que toca. Tanto homens como mulheres se sentem melhor se forem tocados por uma mulher. Isso é especialmente válido para os homens. O gráfico mostra que eles têm menos barreiras para o toque de uma mulher, enquanto possuem muito mais áreas restritas ao toque masculino, mesmo que seja um parente.

escrito por:

Rodrigo Zottis

Rapaz que só faz o que faz pois espera que um dia seu legado possa ser completamente auto-explicativo.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.