Como moro sozinho, acho incrível a quantidade de lixo que uma só pessoa produz por semana, por mais que tenhamos consciência ecológica e busquemos privilegiar a aquisição de produtos com embalagens biodegradáveis ou de fácil reciclagem. Quando se trata de uma família então, a quantidade de lixo produzida semanalmente é espantosa.

Foi essa consternação que inspirou o fotógrafo californiano Gregg Segal a evidenciar o problema através de imagens: ele criou o projeto “7 Dias de Lixo”, em que fotografou pessoas deitadas no meio do lixo que elas próprias produziram durante uma semana de consumo.

“Obviamente, esse projeto conduz as pessoas para uma confrontação com o excesso que faz parte de suas vidas”, disse Gregg. “Eu espero que elas reconheçam que a quantidade de lixo que produzem é desnecessária”.

O curioso é que alguns participantes ficaram muito envergonhados da quantidade de lixo que produzem semanalmente, e pediram para que parte dos sacos de lixo não fossem utilizados na produção das imagens. Outros foram mais corajosos, e aceitaram expor todo o lixo que produzem durante uma semana, do que resultaram imagens impressionantes.

No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Só a cidade de São Paulo produz cerca de 19 mil toneladas de lixo por dia. Somos a civilização do consumo desenfreado e do desperdício. Estamos transformando o planeta Terra em uma grande lixeira, e nada melhor do que imagens como essas para ressaltar a nossa responsabilidade individual.


E você, se guardasse todo o lixo que produziu durante a semana passada, como ficaria em uma dessas fotos?

Alfie, Kirsten, Miles, e Elly

Milt

Till e Nicholas

Dana

Elias, Jessica, Azai, e Ri-karlo

Sam e Jane

James

Michael, Jason, Annie, e Olivia

John


Lya, Whitney e Kathrin

Marsha e Steven

Susan

escrito por:

Victor Lisboa

JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.