O lixo que você produz é sua responsabilidade

O lixo que você produz é sua responsabilidade

Em Tempo de Curtir por Victor LisboaComentário

Como moro sozi­nho, acho incrí­vel a quan­ti­dade de lixo que uma só pes­soa pro­duz por semana, por mais que tenha­mos cons­ci­ên­cia eco­ló­gica e bus­que­mos pri­vi­le­giar a aqui­si­ção de pro­du­tos com emba­la­gens bio­de­gra­dá­veis ou de fácil reci­cla­gem. Quando se trata de uma famí­lia então, a quan­ti­dade de lixo pro­du­zida sema­nal­mente é espan­tosa.

Foi essa cons­ter­na­ção que ins­pi­rou o fotó­grafo cali­for­ni­ano Gregg Segal a evi­den­ciar o pro­blema atra­vés de ima­gens: ele criou o pro­jeto “7 Dias de Lixo”, em que foto­gra­fou pes­soas dei­ta­das no meio do lixo que elas pró­prias pro­du­zi­ram durante uma semana de con­sumo.

Obvi­a­mente, esse pro­jeto con­duz as pes­soas para uma con­fron­ta­ção com o excesso que faz parte de suas vidas”, disse Gregg. “Eu espero que elas reco­nhe­çam que a quan­ti­dade de lixo que pro­du­zem é des­ne­ces­sá­ria”.

O curi­oso é que alguns par­ti­ci­pan­tes fica­ram muito enver­go­nha­dos da quan­ti­dade de lixo que pro­du­zem sema­nal­mente, e pedi­ram para que parte dos sacos de lixo não fos­sem uti­li­za­dos na pro­du­ção das ima­gens. Outros foram mais cora­jo­sos, e acei­ta­ram expor todo o lixo que pro­du­zem durante uma semana, do que resul­ta­ram ima­gens impres­si­o­nan­tes.

No Bra­sil são pro­du­zi­das, dia­ri­a­mente, cerca de 250 mil tone­la­das de lixo. Só a cidade de São Paulo pro­duz cerca de 19 mil tone­la­das de lixo por dia. Somos a civi­li­za­ção do con­sumo desen­fre­ado e do des­per­dí­cio. Esta­mos trans­for­mando o pla­neta Terra em uma grande lixeira, e nada melhor do que ima­gens como essas para res­sal­tar a nossa res­pon­sa­bi­li­dade indi­vi­dual.


E você, se guar­dasse todo o lixo que pro­du­ziu durante a semana pas­sada, como fica­ria em uma des­sas fotos?

Alfie, Kirsten, Miles, e Elly

Milt

Till e Nicholas

Dana

Elias, Jessica, Azai, e Ri-karlo

Sam e Jane

James

Michael, Jason, Annie, e Olivia

John


Lya, Whitney e Kathrin

Marsha e Steven

Susan

Victor Lisboa
Editor do site Ano Zero.

Compartilhe