Gostaria de apresentar a você um jogo que tenho jogado com meus amigos por alguns anos. Na verdade não é bem um jogo, é mais um exercício. O propósito é acrescentar um pouco mais de profundidade à pergunta Você é uma pessoa boa?. Ele é jogado da seguinte forma: trate a pessoa como uma maçã, com três camadas.

jogo da maçã

A ideia é descrever uma pessoa conforme ela é “má” ou “boa” em cada uma dessas camadas para assim criar um “perfil maçã” – uma rápida medida da sua benevolência em vários níveis.

Essas são as camadas:

Camada 1: A Casca da Maçã

Definição: Como você é à primeira vista.

Quem conhece sua casca: Qualquer um que entre em contato com você, desde um caixa de quem você compra algo (essa é a superfície mais exterior) a um colega de trabalho que você nunca realmente chegou a conhecer de verdade (um pouco mais profundo mas ainda considerado pele).

Perguntas a fazer para saber se sua casca é Boa ou Má:

– As pessoas tendem a gostar de você e sentirem-se confortáveis ao seu lado quando lhe encontram pela primeira vez?

– As pessoas que mal lhe conhecem pensam em você como uma pessoa legal?

– As pessoas descreveriam você como “amigável”?

– Você é agradável em público?

– Você quase sempre é gentil com garçons, motoristas de táxi e caixas de supermercado?

Se a maioria das respostas foi SIM, sua casca é Boa. Caso contrário, ela é Má.

Camada 2: A Polpa da Maçã

Definição: Como você é para pessoas que já lhe conhecem.

Quem conhece sua polpa: Amigos, familiares e outras pessoas na sua vida que lhe conhecem bastante.

Perguntas a fazer para saber se sua polpa é Boa ou Má:

– Você frequentemente fala das pessoas pelas suas costas de um modo diferente do que fala quando está diante delas?

– Se alguém diz algo negativo sobre alguém com quem você se importa quando essa pessoa não está, você frequentemente fica quieto (ao invés de verbalmente defender a pessoa)?

– Pessoas que lhe conhecem diriam que às vezes você pode ser bem mesquinho?

– Pessoas que lhe conhecem diriam que às vezes você pode ser muito crítico?

– Você com frequência sente-se intimamente satisfeito quando alguma coisa ruim acontece com alguém que conhece?

– Quando você está em um jantar a dois com uma pessoa que conhece, você se sente confortável em falar de você por mais de 50% do tempo?

– Você não é muito bom em guardar segredos?

– Você às vezes exagera ou mente sobre os fatos quando conta coisas sobre sua vida?

– Você tem dificuldades de devolver coisas que lhe emprestam ou em pagar dívidas (que pode pagar) rapidamente?

Se a maioria das respostas foi NÃO, então sua polpa é boa. Caso contrário, sua polpa é má.

Camada 3: o Caroço da Maçã

Definição: Como você é lá no fundo

Quem conhece seu caroço: Para algumas pessoas, seus amigos e familiares mais próximos, a pessoa com quem você tem uma relação afetivo-sexual. Para outros, apenas eles próprios sabem como seu caroço é.

Perguntas a fazer para saber se seu caroço é bom ou mau:

– Imagine um botão que, se apertado, faria 1.000 estranhos ao redor do planeta caírem mortos instantaneamente ao mesmo tempo em que faria a carreira dos seus sonhos tornar-se realidade ou o conduzisse até seu verdadeiro amor. Ninguém nunca saberia que você apertou esse botão, se você o apertar. A você é dado exatamente uma hora na frente desse botão para pensar na sua escolha. No fim dessa hora, você o apertaria?

– Você alguma vez já foi cruel só porque sentia prazer em ser?

– Você é a mais rígido com as pessoas mais fracas que conhece?

– Você raramente sente alguma verdadeira empatia por aqueles com que se importa em seus momentos de infortúnio?

– Você usualmente faz com que seus amigos e familiares sintam-se piores a respeito de si próprios quando você passa algum tempo com eles?

– As pessoas próximas a você concordariam com a frase a seguir? “No fundo, ele realmente só se importa consigo mesmo”? Você concordaria com essa frase se aplicada a você?

Se a maioria das respostas for NÃO, seu caroço é bom. Caso contrário, seu caroço é mau.

Este é um gráfico das graduações de profundidade com que as pessoas da sua vida provavelmente conhecem você:

macaamigos

 

Essas diversas graduações existem não apenas porque várias pessoas na mesma categoria conhecem você em diferentes níveis de profundidade, mas porque algumas pessoas são mais abertas do que outras. Então os “bons amigos” de José podem conhecê-lo melhor do que os “melhores amigos” de Maria, pois José é mais aberto com suas amizades do que Maria.

De qualquer modo, o resultado final produz oito possíveis tipos de maçã. Para obter o seu tipo de maçã, ou o de outra pessoa, você precisa simplesmente definir cada uma dessas três camadas (casca, polpa e caroço) como “bom” ou “mau”. Então alguém que tem boa casca, má polpa e bom caroço seria uma maçã BOA-MÁ-BOA.

Vamos analisar cada um desses perfis:

1) MAÇÃ BBB (BOA-BOA-BOA)

boa boa boa

Qual é a delas: São pessoas santas em todas as horas; qualquer pessoa que não seja pelo menos MAU-BOM-BOM faz com que se sintam um pouco desconfortáveis; elas subestimam completamente o quão más as pessoas realmente podem ser.

Por que eles são ótimas: O mundo precisa de pessoas assim para manter a esperança nas coisas; elas são altamente confiáveis.

Por que são péssimas: Elas tem o poder de estragar toda a diversão de uma festa, pois elas desaprovam um monte de comentários e condutas humanas.

2) MAÇÃ MBB (MÁ-BOA-BOA)

MBB

Qual é a delas: Elas iludem as pessoas que as conhecem de início apenas para se revelarem de um jeito positivamente maravilhoso quando são conhecidas melhores. As maçãs BOA-BOA-BOA gostam de ter uma maçã MÁ-BOA-BOA para chamar um pouco de atenção para suas qualidades.

Por que são ótimas: Elas são internamente sólidas; elas detestam tanto a falsidade quanto a mesquinharia; as pessoas tendem a respeitá-las; elas fazem grandes líderes.

Por que são péssimas: Seu ego pode estar um pouco entusiasmado demais com essa coisa de ser “durão mas maravilhoso”.

3) MAÇÃ BMB (BOA-MÁ-BOA)

BMB

Qual é a delas: Seus amigos riem quando pessoas novas comentam o quanto elas são legais; elas tendem a ser amigas de outras maçãs do tipo BOA-MÁ-BOA; elas frequentemente acham que são piores do que realmente são.

Por que são ótimas: São em geral engraçadas e divertidas; têm grandes habilidades sociais.

Por que são péssimas: Elas podem ser um pouco falsas e mesquinhas, mas nada muito terrível.

4) MAÇÃ MMB (MÁ-MÁ-BOA)

MMB

Qual é a delas: Elas intimidam um monte de gente e afastam outro tanto, mas seus amigos acham que são ótimas e tendem a defendê-las; a maioria de seus amigos são outras maçãs do tipo má-má-boa com algumas dos tipos boa-má-boa e má-má-má entre elas.

Por que são ótimas: São meio filhas-da-mãe mas no fundo são do tipo de filhas-da-mãe de bom coração.

Por que são péssimas: São meio filhas-da-mãe.

5) MAÇÃ BBM (BOA-BOA-MÁ)

BBM

Qual é a delas: São pessoas perigosas; elas conquistam com seu jeito um monte de gente mas no final acabam machucando um monte de gente; elas fazem amizade com maçãs do tipo BOA-BOA-BOA, e daí as sacaneiam direitinho.

Por que são ótimas: Considerando-se até onde maçãs com caroço mau podem chegar, essas ao menos fazem o mundo um mundo melhor na maior parte do tempo; elas tem um perfil muito bom para a carreira política.

Por que são péssimas: As pessoas que machucam são aquelas muito próximas; são altamente manipulativas.

6) MAÇÃ BMB (MÁ-BOA-MÁ)

MBM

Qual é a delas: Esse é um tipo raro e estranho, e em geral surgem quando uma pessoa não-muito-legal está elaborando sua personalidade; elas são frequentemente iludidas, pensando em si mesmas como MBB (“as pessoas acham que sou sacana mas quem me conhece sabe que eu sou bom”) e negando todos os laços que têm com o seu caroço ruim; elas quebram muitos corações.

Por que são ótimas: Elas têm um perfil perfeito para obter sucesso em empresas altamente competitivas (sua casca má providencia a intimidação apropriada, sua polpa boa pode construir uma ampla rede de contatos confiáveis e seu caroço mau pode focar-se exclusivamente no sucesso pessoal a todo custo e foder com as outras pessoas quando for necessário).

Por que são péssimas: Porque são pessoas muito ruins.

7) MAÇÃ BMM (BOA-MÁ-MÁ)

BMM

Qual é a delas: Aquele divertido amigo de todo mundo que também é na verdade um grande cretino; provocam muitas decepções em maçãs BMB, mas só depois de machucá-las bastante.

Por que são ótimas: São divertidas quando são apenas personagens de seriados.

Por que são péssimas: São os reis da falsidade.

8) MAÇÃ MMM (MÁ-MÁ-MÁ)

MMM

Qual é a delas: São o bom e velho mau-caráter; às vezes seus amigos vão tentar distorcer a sua percepção das coisas e se convencer de que elas são na verdade MMB, mas no fundo ninguém acredita nisso; elas não entendem as maçãs com caroço bom, mas quem odeiam mesmo são as maçãs BBM tanto quanto MBM por se acharem melhores que as maçãs MMM – mas elas conseguem enxergar por trás dessa falsidade.

Por que são ótimas: Elas não são hipócritas nem enganadoras; com frequência são ótimas comediantes standup; tem excelente perfil para pertencer à máfia.

Por que são péssimas: Eu preciso mesmo responder por que são péssimas?

E aí, qual maçã você é? E seus amigos e parentes? Trace seu perfil e nos diga nos comentários.


Você pode querer ler também:

A Maldade Humana
O ser humano é mau?

escrito por:

Tim Urban

Formado em Ciências Políticas pela Harvard University, é autor do site Wait But Why e fundador da ArborBridge.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.