Sr. Jean Wyllys,

Vossa Excelência errou ao cuspir em Jair Bolsonaro. Deixou claro, com esse ato, não estar a altura de seu cargo. Certo, concordo que os seus colegas também não estão. Mas nivelar por baixo é imperdoável, e com esse gesto o seu mandato foi amesquinhado.

No fundo, talvez Vossa Excelência tenha apenas tirado a sua máscara e revelado sua verdadeira face: a de um mero vencedor de Big Brother, um deslumbrado ex-global que usa um vernáculo ligeiramente sofisticado. Eu, pelo menos, sempre vou suspeitar do equilíbrio emocional de alguém que aceita participar desse tipo de pantomima midiática da Globo.

Mas isso não é nada. Tem algo pior. Ao cuspir em Bolsonaro, Vossa Excelência fez exatamente aquilo que esse paspalho esperava. O senhor colocou nos holofotes uma personalidade pública que clama por atenção.

Graças ao cuspe, Bolsonaro conseguiu ser manchete justo no dia em que todas as manchetes deveriam ser apenas sobre a admissão do impeachment da Dilma pela Câmara. Isso é que é roubar protagonismo.

Mais ainda: os eleitores desse sujeito, lá do fundo do esgoto da inteligência brasileira, certamente aprovaram qualquer comentário que Bolsonaro possa ter feito para merecer o cuspe. Portanto, ele ganhou dividendos eleitorais com o circo que vocês armaram. O senhor apenas perdeu.

É desagradável dizer, mas com o cuspe no Bolsonaro, o senhor também cuspiu em seu cargo.

jean

Sr. Jair Bolsonaro,

O deputado Jean Wyllys errou em cuspir em Vossa Excelência. Porém, se cuspir num deputado ofende o decoro parlamentar, então homenagear um torturador da ditadura é estuprar esse mesmo decoro reiteradas vezes.

Na verdade, falando em estupro, a sua existência na política brasileira é um escarro constante nos valores republicanos, humanistas e democráticos. Sua defesa dos homicídios perpetrados pela ditadura, sua apologia ao estupro e sua intolerância machista têm a viscosidade de um cuspe que nenhuma democracia deveria aceitar que escorresse em sua cara.

Em um Congresso que não fosse esse desfile de paspalhos que assistimos no domingo, o senhor já teria sido expulso por quebra de decoro parlamentar há muito tempo.

Reconheço que Jean talvez tenha se revelado, com o cuspe, aquilo que sempre foi: um mero vencedor de Big Brother sem controle emocional. Mas o senhor, o senhor já faz tempo se revelou uma coisa muito pior. É quase um criminoso e, com toda certeza, um fascista completo. Sequer é um fascista inteligente, sequer é alguém esperto e ardiloso, só um idiota que descobriu, no nicho do discurso reacionário, um caminho para o poder. Esse cúmulo de estupidez e intolerância ofende a um só tempo a inteligência e a dignidade humana.

O deputado federal Jean Wyllys não podia ter cuspido em Vossa Excelência, mas não por sua causa, e sim em respeito aos elevados valores que um legislador deve representar na República.

Ele não podia cuspir. Mas o povo brasileiro pode. E aqui vai a minha parte:

bosonaro


Seja patrono do AZ para mais artigos como este.
CLIQUE AQUI e escolha sua recompensa.


Newsletter AZ | sabedoria budista


Você pode querer ler também:

Precisamos admirar o Cunha
O golpe midiático contra Dilma é real?

  • Estou chegando à conclusão que esses dois são o retrato mais fiel do que temos de pior no debate político nacional. São as caricaturas de “petralhas” e “coxinhas” que se digladiam nas redes sociais.
    Que falta faz uma educação de qualidade nesse país.

  • Porthos

    Enquanto eu tenho certo apreço pelo Jean, concordo plenamente que ele errou ao cuspir no Bolsonaro. (E mais ainda em manter a postura de “Valente”, como se a ação fosse nada)
    Devo dizer, entretanto, que acho compreensível o ato; ele e Bolsnaro tem uma rixa particularmente acirrada, e frente as falas deste último no domingo agora – e os supostos xingamentos posteriormente dirigidos ao Squirtle – tornam (caso não premeditado) entendível a exaltação do deputado.
    De qualquer jeito, espero que ele admita o erro que o processo corra pelo Conselho de Ética.

    Agora, devo dizer que considero lamentável os ataques gratuitos do autor do texto à pessoa Jean Wyllys. E daí que ele é ex-BBB? Isso tem pouca importância e soa mais como um xingamento barato afim de sangrar o ódio para com ele – ou pior, afim de promover uma simetria entre ambos os atores políticos do post.

  • Eduardo

    Eis o Plano de governo do Bolsomito:
    https://www.youtube.com/watch?v=BKThk5qIt4M

    (Um beijo no coração de toda familia evangélica, católica e dos homens
    de bons costumes de Jesuis e do grande arquiteto do Universo Universal
    do Reino de Deus da Globo Petista)

  • Lucas Cerqueira

    Até entendo a atitude, que não é certa, mas o cara estava na fúria.
    Nunca vi tanta fanfarra e tanto corrupto falando.
    Os caras abraçando o Tiririca, o outro pega o microfone para mandar um beijo ao filho, fora o corrupto mor presidindo a sessão.
    Enfim. Deve ser foda aguentar tamanha pressão, ver tantos FDP e ficar com sangue de barata.
    Muitos nem devem sequer saber o que se passa lá dentro e ficam polemizando um cuspe.
    O que mais assusta, não é essa atitude, mas sim a atitude geral, primeiro que não teve organização nenhuma, parecia festa, segundo uma porrada de corrupto, cara Paluo Maluf, Eduardo Cunha, e mais 300 no mínimo ali são corruptos. Jura? rsrs
    Sinceramente não sei se o resultado foi positivo ou negativo, mas só de assistir tamanha fanfarra, isso está longe do fim.
    Por minha mãe, meu pai, meu irmão , meu tio, meu cachorro, , etc….
    Tenso.

  • Cleydson Luan Amancio Lima

    Precisa de atualização, pos o filho do bolsolixo tbm cuspiu https://www.facebook.com/SomosFamilias/videos/1727442737479792/?hc_location=ufi

  • Mago Místico

    “É quase um criminoso” Hann??? Essa postagem também é um “quase” qualquer coisa, menos um texto útil. Estimado Victor Lisboa, com todo o respeito as pessoas procuram blogs e afins com a finalidade de se informarem sobre o atual cenário político, e não ler um pseudo artigo de opinião de um revoltadinho baseado em “quase”, achismo ou intriguinha pessoal com determinado candidato. Na boa, isso é algum tipo de piada, só pode! E de péssimo gosto. Reveja seus conceitos, pesquise conheça a fundo os dois lados da questão antes de tentar dar pitaco em algo que aparenta não dominar muito bem. Apesar de tudo. Abraços!

  • Benito Annunciato

    Caro Victor Lisboa, não vou entrar no mérito de suas considerações. Contudo, pelo meu entendimento a sua apreciação sobre essas duas “figuras” , deveria ser, única e exclusivamente, dirigida a seus eleitores, que no caso, pertencem ao Rio de Janeiro. Essas “figuras” só lá estão, porque foram votadas, por energúmenos.

  • Julius Roberval