Dois homens em cima de uma moto, com escombros de guerra à sua volta. | O que está por trás da guerra | #OlharAZ

O que está por trás da guerra | #OlharAZ

Em Fotografia, Tempo de Curtir por Luíz HorácioComentário

A foto­gra­fia deve muito de seu sta­tus à guerra. Ao fim da Segunda Guerra Mun­dial, era mere­ci­da­mente aceita como meio de comu­ni­ca­ção artís­tico. Devido aos con­fli­tos a repor­ta­gem ganhara outro sta­tus, atin­gindo um pata­mar bem mais alto. Junto à repor­ta­gem, cabia aos fotó­gra­fos docu­men­tar toda sorte de atro­ci­da­des. Diziam docu­men­tar com impar­ci­a­li­dade — mas des­con­fie, paci­ente lei­tor, de tudo aquilo que pre­cisa ser jus­ti­fi­cado.

Há casos de fotó­gra­fos proi­bi­dos de foto­gra­far deter­mi­na­dos con­fli­tos devido à sua impar­ci­a­li­dade, logo a exis­tên­cia desta pecu­li­a­ri­dade não é assim tão cor­ri­queira. Don McCul­lin cap­tava ima­gens tão cho­can­tes, sobre­tudo nos con­fli­tos na Irlanda do Norte e no Vietnã, que o governo bri­tâ­nico o impe­diu de cobrir a Guerra das Mal­vi­nas, em 1982.

Mas o que capta a foto­gra­fia, além daquele momento con­ge­lado? Cul­tura, iden­ti­dade, por exem­plo.

Nas foto­gra­fias a seguir temos ima­gens de guerra, ou do que res­tou de algum com­bate. Per­ce­be­mos dois seres huma­nos sobre uma moto, dois sobre­vi­ven­tes. O anti­na­tu­ral, a guerra, opri­mindo o homem no regis­tro de Maha­moud Taha (AFP).

dois sobre uma moto | O que está por trás da guerra | #OlharAZ

A foto­gra­fia de Teir Maa­lah, onde homens em meio a escom­bros reti­ram uma cri­ança, nos leva a inda­gar se tal repre­sen­ta­ção, ou tal regis­tro de um maca­bro coti­di­ano, é arte. Con­se­gui­mos visu­a­li­zar as ruí­nas, os seres huma­nos e algo maior, muito maior.

criança sendo retirada de escombros | O que está por trás da guerra | #OlharAZ

Nas outras ima­gens per­ce­be­mos a natu­reza sub­ju­gando o homem.

A Kashmiri man on a horse rides past walls of snow on the Zojila Pass, about 110 kilometers (68 miles) north of Srinagar, Indian controlled Kashmir, Saturday, April 30, 2016. The Srinagar-Leh national highway connecting Ladakh to the Kashmir Valley was re-opened to traffic Saturday after remaining closed for nearly six months. The highway passes through the high altitude Zojila Pass of the Himalayan range.(AP Photo/Dar Yasin) | O que está por trás da guerra | #OlharAZ

Algo que as fotos da seca de Fei­sal Omar (Reu­ters) e a foto do camelo em meio a esse mesmo ter­ri­tó­rio seco, de Sieg­fried Modola (Reu­ters), nos obri­gam a ver.

Imagem em que macaco segura-se à perna de um ser humano. | O que está por trás da guerra | #OlharAZ

Mas o que seria este algo muito maior que é capaz de trans­for­mar o regis­tro da estu­pi­dez humana e a impla­cá­vel cobrança da natu­reza em arte?

Algo que ape­nas a ver­da­deira arte con­se­gue mos­trar: a dor.


Gos­tou? Então seja patrono do AZ para mais arti­gos como este!
CLIQUE AQUI e esco­lha sua recom­pensa.


Newsletter AZ | sabedoria budista


Você pode que­rer ler tam­bém:

As fotos proi­bi­das da Coréia do Norte
A nossa estra­nha rela­ção com a foto­gra­fia

Luíz Horácio
Escritor e tradutor.

Compartilhe