Início GEDBioética

GEDBioética

gedbioeticaheader

Conflito entre cristianismo e islamismo.

O cristianismo é melhor que o islamismo?

Qual seria a equivalência ética entre islã e cristianismo? Em tempos de ódio e fundamentalismo, deixar de comparar tais tradições por mero relativismo moral é muito conveniente.

Batman v Superman, Guerra Civil e o Princípio da Precaução

Em Batman v Superman e Capitão América: Guerra Civil, os maiores heróis da terra enfrentam as consequências de suas ações. Conheça os aspectos éticos por trás dessas obras.
Desenho de religiosos apontando o dedo para um estudioso.

Como a ciência evolutiva pode nos fazer moralmente melhores

A resolução de conflitos morais não precisa depender apenas de estudiosos de ética. O darwinismo e a ciência evolutiva têm muito mais a dizer.
Inteligência artificial do filme Ex Machina, olhando diretamente para você.

Devemos dar direitos a máquinas conscientes?

A existência de robôs conscientes terá um impacto perturbador em nosso raciocínio moral, causando problemas sem precedentes e expondo a estreiteza antes oculta sobre nossa compreensão atual.
Robô feminino tocando o rosto de uma máscara tal como a sua. Imagem atribuída como capa de para o artigo "Devemos buscar a extinção humana?", pelo filósofo venezuelano Gabriel Andrade.

Devemos buscar a extinção humana?

Com um algoritmo racional, robôs podem chegar à conclusão de que, para nosso bem, devemos ser extintos. Seria a extinção da espécie humana uma opção filosoficamente aceitável?
Por que você deve estudar ética

Por que você deve estudar ética

Por que deveríamos nos importar com o certo e o errado? Conheça e faça parte das principais discussões que têm moldado nossa vida em sociedade, desde tempos remotos.
Dá pra ser ético sem negar a biologia. Capa do artigo de Alysson Augusto, publicado em Ano Zero.

Dá pra ser ético sem negar a biologia

Buscando afirmar suas ideologias, justiceiros sociais têm ingenuamente negado a biologia em defesa da ética. Mas aqui vai uma novidade: dá pra ser ético sem negá-la.

A pediatra foi ética (e estava no seu direito)

Sim, a postura da pediatra foi imoral e reprovável. Mas quem disse que moralidade é o mesmo que ética?
consumismo e etica animal

Consumismo e Ética Animal

Nosso mundo funciona com ciclos de produção, distribuição e consumo de bens, servindo ao propósito de propiciar uma boa e confortável vida a nós, seres humanos. Dessa forma, acabamos mantendo uma cultura de consumo...