Talvez cada um de nós já enfrentou uma situação em que foi necessário escrever um texto no computador de forma rápida – e não apenas rápida mas a curto prazo. E mesmo sabendo digitar muito bem, nós acabamos falhando em tais situações e deixando a pressão se impor sobre nós.

A equipe Ano Zero convida você a aprender um método que permitirá a você digitar sem olhar. Com um pouco de tempo e dedicação você pode fazer automaticamente, sem pensar.

Como começar a digitar sem olhar?

Antes de começar a aprender a digitar sem olhar, você tem que praticar a digitação com os 10 dedos. Uma vez que você se acostumar a usar todos os dedos (o que na verdade não é tão complicado, você só precisa de práticas seguidas), avance para o passo seguinte:

As regras de escrita, sem olhar para o teclado

  1. Nada pode te atrapalhar. Esta regra aplica-se especialmente para as meninas: se você tem unhas longas, você tem que se livrar delas até assimilar bem a técnica.
  2. Não olhe para o teclado. Esta é a regra mais difícil, mas se você não deixar de olhar para seus dedos, não aprenderá nada. Para este processo você não tem que aplicar sua memória visual, mas é a partir da prática com os dedos que deverão memorizar a localização das teclas e, assim, deixando que seja mais fácil escrever sem olhar. Se de toda forma seus olhos quiserem te enganar e olhar para o teclado, você pode usar um pequeno truque. Pegar um papel adesivo e cobrir todas as teclas com ele (o que pode ser facilmente removido mais tarde). Desta forma, você irá deixar o mau hábito de olhar para baixo e conseguirá melhorar a escrita sem ver nada.
  3. As mãos devem ser colocadas na posição apropriada (A, S, D, F, – J, K, L, N). A mão esquerda (dedo indicador, médio, anular e mindinho) sobre as teclas com letras A, S, D, F e dedos da mão direita sobre as letras J, K, L, N.

Esquema de digitação auxiliar

digitar sem olhar
marmuk
  1. Os polegares devem pressionar a tecla “Space” (Espaço) de forma alternativa. Isto é, se a última letra de uma palavra digitada foi com a mão esquerda, é o polegar esquerdo que deve teclar o “Espaço”, e vice-versa.
  2. Para pressionar uma tecla se usa o dedo mais próximo a ela, mas depois disso o dedo deve retornar para a posição inicial. Do mesmo modo se escreve as letras maiúsculas, porém com o dedo mindinho da mão “livre” sendo utilizado para pressionar a tecla Shift.
  3. Não se proponha a memorizar a localização de todas as letras no teclado. O principal de tudo é saber com qual dedo você deve fazer o movimento para pressionar a tecla apropriada. É se conectando aos seus movimentos subconscientes dos dedos com as teclas específicas que você aprenderá a digitar sem olhar para o teclado.


Seja patrono do AZ para mais artigos como este.
CLIQUE AQUI e escolha sua recompensa.


Newsletter AZ | sabedoria budista


Você pode querer ler também:

Cinco dicas para entender a meditação
8 hábitos da manhã que transformarão sua vida

  • Quem dera eu soubesse que havia uma técnica antes. Para digitar sem olhar, eu precisei me adequar à minha própria forma, um pouco limitada por eu não ter adquirido o costume de usar TODOS os dedos. Do lado direito do teclado, o dedo mais usado é o indicador (na verdade apenas uso o indicador para as letras e acentos, e, de vez em quando, o polegar para espaçamento).

    Com o tempo e com certa “prática inconsciente” (no início forçada, porque eu queria aprender de fato, e foi me forçando a não olhar o teclado que tudo fluiu), as coisas foram se ajeitando, e consigo lidar bem com meu próprio jeito (torto) de escrever.

    Mas sempre é tempo para melhorarmos. Vou treinar essa técnica acima, a fim de que todos os meus dedos possam ser usados e que a velocidade dos mesmos acompanhem a velocidade de meus pensamentos.

  • Adriano Almeida

    Nunca cometi estupro