digitar sem olhar

Aprenda a digitar sem olhar

Em Tempo de Saber por Equipe Ano ZeroComentário

Tal­vez cada um de nós já enfren­tou uma situ­a­ção em que foi neces­sá­rio escre­ver um texto no com­pu­ta­dor de forma rápida — e não ape­nas rápida mas a curto prazo. E mesmo sabendo digi­tar muito bem, nós aca­ba­mos falhando em tais situ­a­ções e dei­xando a pres­são se impor sobre nós.

A equipe Ano Zero con­vida você a apren­der um método que per­mi­tirá a você digi­tar sem olhar. Com um pouco de tempo e dedi­ca­ção você pode fazer auto­ma­ti­ca­mente, sem pen­sar.

Como começar a digitar sem olhar?

Antes de come­çar a apren­der a digi­tar sem olhar, você tem que pra­ti­car a digi­ta­ção com os 10 dedos. Uma vez que você se acos­tu­mar a usar todos os dedos (o que na ver­dade não é tão com­pli­cado, você só pre­cisa de prá­ti­cas segui­das), avance para o passo seguinte:

As regras de escrita, sem olhar para o teclado

  1. Nada pode te atra­pa­lhar. Esta regra aplica-se espe­ci­al­mente para as meni­nas: se você tem unhas lon­gas, você tem que se livrar delas até assi­mi­lar bem a téc­nica.
  2. Não olhe para o teclado. Esta é a regra mais difí­cil, mas se você não dei­xar de olhar para seus dedos, não apren­derá nada. Para este pro­cesso você não tem que apli­car sua memó­ria visual, mas é a par­tir da prá­tica com os dedos que deve­rão memo­ri­zar a loca­li­za­ção das teclas e, assim, dei­xando que seja mais fácil escre­ver sem olhar. Se de toda forma seus olhos qui­se­rem te enga­nar e olhar para o teclado, você pode usar um pequeno tru­que. Pegar um papel ade­sivo e cobrir todas as teclas com ele (o que pode ser facil­mente remo­vido mais tarde). Desta forma, você irá dei­xar o mau hábito de olhar para baixo e con­se­guirá melho­rar a escrita sem ver nada.
  3. As mãos devem ser colo­ca­das na posi­ção apro­pri­ada (A, S, D, F, — J, K, L, N). A mão esquerda (dedo indi­ca­dor, médio, anu­lar e min­di­nho) sobre as teclas com letras A, S, D, F e dedos da mão direita sobre as letras J, K, L, N.

Esquema de digitação auxiliar

  1. Os pole­ga­res devem pres­si­o­nar a tecla “Space” (Espaço) de forma alter­na­tiva. Isto é, se a última letra de uma pala­vra digi­tada foi com a mão esquerda, é o pole­gar esquerdo que deve teclar o “Espaço”, e vice-versa.
  2. Para pres­si­o­nar uma tecla se usa o dedo mais pró­ximo a ela, mas depois disso o dedo deve retor­nar para a posi­ção ini­cial. Do mesmo modo se escreve as letras maiús­cu­las, porém com o dedo min­di­nho da mão “livre” sendo uti­li­zado para pres­si­o­nar a tecla Shift.
  3. Não se pro­po­nha a memo­ri­zar a loca­li­za­ção de todas as letras no teclado. O prin­ci­pal de tudo é saber com qual dedo você deve fazer o movi­mento para pres­si­o­nar a tecla apro­pri­ada. É se conec­tando aos seus movi­men­tos sub­cons­ci­en­tes dos dedos com as teclas espe­cí­fi­cas que você apren­derá a digi­tar sem olhar para o teclado.


Seja patrono do AZ para mais arti­gos como este.
CLIQUE AQUI e esco­lha sua recom­pensa.


Newsletter AZ | sabedoria budista


Você pode que­rer ler tam­bém:

Cinco dicas para enten­der a medi­ta­ção
8 hábi­tos da manhã que trans­for­ma­rão sua vida

Equipe Ano Zero
Perfil para publicação de artigos esporádicos e com temas diversos. Esteja por dentro das atualizações do portal Ano Zero, siga-nos nas nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para receber nossos e-mails feitos com todo carinho e cuidado.

Compartilhe