Você provavelmente já viu isso: “se você não acredita em XXX, me exclua agora.” Remova o ‘não’ e um cenário semelhante acontece. Você pode preencher XXX com qualquer coisa: veganismo; golpe; racismo; porte legal de armas. As ridicularizações diárias podem ser sufocantes, ainda mais se você for incapaz de gerenciar as opiniões dos outros além da sua.

Parte disso é compreensível. Todos nós temos fortes convicções sobre qualquer número de questões. Muitas vezes, uma ou duas questões assumem posição superior no nosso catálogo mental de coisas para se preocupar.

Algumas são irritantemente benignas — gramática apropriada nas mídias sociais, por exemplo. Outras são bastante relevantes e potencialmente perigosas, tais como os efeitos reverberados do racismo ou a próxima pessoa a ser nomeada presidente.

Conteúdo é quase irrelevante aqui, no entanto. O que estamos discutindo é a atitude de alguém que diz: se você não concorda comigo, não quero ver ou ouvir de você novamente! Estes mimos têm sido bem documentados em campi universitários nos últimos anos. Ainda esta mentalidade não é restrita às universidades. A atitude é aparente em todos os lugares.

O antropólogo britânico e psicólogo evolucionista Robin Dunbar é famoso por seu ‘número‘, que é 150. Ele estima que esta é a extensão das relações que os seres humanos são capazes de acompanhar sem tributar limites cognitivos.

Em todos os lugares ele olhou provas garimpadas de fora: tribos neolíticas da Mesopotâmia; aldeias do século XI, no país de Gales; corpo do exército romano antigo. Seu tamanho médio de grupo era de 148, e para simplificar arredondou para cima.

Dentre as dobras de sua teoria encontra-se outra ideia, menos conhecida. Como os seres humanos evoluíram de primatas é uma questão de longa data de contenção. Dunbar acredita que a interação social é o principal condutor.

Isto faz sentido, dado os outros candidatos: linguagem, uma comunicação avançada que depende de outros para ouvir e falar; nutrição, que avançou enormemente graças à caça do grupo; tecnologia, mesmo a simples ferramentas de pedra, que exige entradas e debate.

Se o tamanho médio da tribo é de 150 pessoas, faz sentido que você queira se dar bem com todas elas — para proteção, compartilhamento, contar histórias, jogar. Claro, há sempre outras tribos com que se preocupar, que é de onde se origina o fenômeno de unfriending.

Se você acredita em XXX, você não é nem humano — um sentimento nas raízes da cultura e da religião para incontáveis tempo. Nojo é uma emoção forte com vantagem evolutiva. Aplicá-lo cegamente não é útil, no entanto.

Quanto maior sua rede social, mais fracos seus laços. Conexões íntimas geralmente são contadas em uma, talvez duas, mãos. Gerenciar meus cinco mil amigos no Facebook e milhares de outras conexões de páginas? Não os reconheceria se desse de cara com eles.

Mas — e isto é importante — se eles mencionam que estamos conectados nas redes, é feita uma ligação emocional. Há algum ponto de referência, não importa quão obscuro, que imediatamente nos empurra através de uma barreira de incerteza. Pelo menos, inicia-se uma conversa.

Nós somos sociais: dois terços de todas as conversas é fofoca, sobre os presentes ou sobre os que estão ausentes.

O professor de gestão de Wharton, Eric Foster, descobriu que as mulheres fofocam não mais do que homens. Dada a quantidade de discussão que se ouve no vestiário sobre este ou aquele treinador ou jogador, isto não é surpreendente. Os homens simplesmente escolhem outra palavra que não fofoca, mas isso não muda nada.

A maioria das discussões sobre desfazer amizades é sobre por que você deveria fazer isso. Nesta iniciativa um tanto juvenil, te mandam se despedir de políticos faladores, pessoas negativas, carentes de atenção e, meu favorito, “quem te faz sentir realmente mal sobre si mesmo.”

Isso é exatamente quantas pessoas reagem a ideias diferentes das suas. Se um espelho é mantido até que me faça questionar algo sobre mim, prepare uma pedra. Jogue. Basta não olhar.

O que está sendo perdido nesta era do unfriending é o debate. O que pode parecer senso-comum a você pode não ser assim para os outros. Ou eles podem ter uma opinião diferente.

Não espero que nenhuma crença minha seja compartilhada por outras 7 bilhões de pessoas neste planeta, nem mesmo entre meus 150 amigos mais próximos. Discussão e diálogo sincero nos torna mais fortes.

Isso é impossível quando você está clicando no botão de desfazer amizade ao primeiro sinal de perigo.

Como eu escrevi sobre educação, nossos cérebros são quase totalmente formados pelos seis anos; demora outros vinte anos para se tornarem totalmente mielinizados — o farto isolamento que conecta todas as regiões neurais como uma auto-estrada.

O que isto significa é que nosso cérebro reptiliano e emocional não está conversando regularmente com nosso córtex pré-frontal, a sede da razão, uma região implicada na teoria das relações sociais de Dunbar. Pouco é matizado; Vamos atacar o que nos frustra. Pior, podemos nos esconder dele.

Idealmente, a educação é uma busca ao longo da vida. Isto significa chegar a um acordo com visões que desafiam a sua própria.

Juntando-se com outras pessoas de opiniões diferentes, você pode ter seu ponto de vista reforçado. Você pode se sentir neutro. Você ainda pode mudar de ideia, algo que tem o potencial de reformular o curso da sua vida.

Nada disso acontece quando a síndrome de desfazer amizades destrói seus pensamentos. Talvez alguns cérebros estejam muito mielinizados — o isolamento não está permitindo que todo o ar passe. Isso é uma vergonha. O debate é um componente essencial da construção de uma comunidade. Quando está perdido, bem, então é muito mais.


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escrito por:

Derek Beres

Derek Beres, um autor de Los Angeles, produtor musical e instrutor de ioga/fitness, olha um leque de questões que afetam várias comunidades espirituais do mundo em uma tentativa de peneirar hipérboles e encontrar soluções verdadeiramente universais para problemas prevalentes que a humanidade enfrenta no século XXI.


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