Última divisão do exército Espanhol, antes de ser completamente dizimado por uma coligação protestante na Batalha de Rocroi.

Abusando do remorso fingido que os ocidentais tem com o racismo e o colonialismo, as piores ideologias religiosas, por décadas, se infiltraram na Europa.

Em um momento de fanatismo religioso, a defesa sem medo de Espinoza pela liberdade intelectual é mais oportuna do que nunca.
Setas par baixo e para cima. | Devemos reconhecer que um evento tem múltiplas causas.

"É tudo culpa do PT!", "É culpa da direita!", "É o patriarcado!", "É o pós-modernismo!" Ignore os fundamentalistas do fator único. Fenômenos sociais complexos têm múltiplas causas - e escolher uma condição particular como a causa de um evento é arbitrário.
Platão e Atenas. O primeiro pensou a moralidade, a segunda aplicou a justiça. | As fundações da moral.

Quais os pilares morais da nossa sociedade? Em que o estudo da moralidade humana pode nos ajudar em termos políticos? Descubra neste novo artigo da GEDBioética.
Conflito entre cristianismo e islamismo.

Qual seria a equivalência ética entre islã e cristianismo? Em tempos de ódio e fundamentalismo, deixar de comparar tais tradições por mero relativismo moral é muito conveniente.
Ayaan Hirsi Ali falando durante o simpósio de St. Gallen, na Suíça.

Feminista, ateia e defensora dos direitos humanos, é natural esperarmos que Hirsi Ali seja apoiada pela esquerda. Mas, bem, não é o que ocorre. Descubra por quê.
Não defendo o ataque terrorista, mas...

Há algo em comum entre o estupro coletivo, o atentado terrorista à revista Charlie Hebdo e o recente massacre em Orlando: as vítimas estão sendo culpadas.
Capa do artigo sobre o Monstro do Espaguete Voador, em Ano Zero.

Com crescente status de religião, o Pastafarianismo já não parece uma piada. Conheça o "monstro do espaguete voador" e curve-se aos seus ensinamentos.
Natal, Ano Novo e Carnaval: rituais vazios de nossa época?

Não há mérito em repetirmos um mesmo ritual social só para sermos iguais a todo mundo.

As situações e as pessoas sempre podem nos ensinar alguma coisa.
Imagem de capa do artigo "12 joias da sabedoria budista que transformarão a sua vida", de Matt Valentine. Tradução de Ano Zero.

Seja você budista ou só alguém que quer encontrar meios práticos de melhorar sua vida, esta lista apresenta poderosas jóias do budismo das quais você pode se beneficiar.
lições de jesus

Não importa quem está certo em termos de religião. Vamos tatear em busca do mínimo denominador comum entre todos nós, ao invés de discutir.
Aventuras de um Ateu Budista, artigo de Felipe Novaes que fala sobre o livro de Stephen Bachelor, intitulado "Confissões de um Ateu Budista".

A essência do budismo pode ser aceita por um ateu? Felipe Novaes nos conta a aventura de Stephen Batchelor, um budista que não abandonou o espírito questionador do Ocidente e buscou a fonte original dos ensinamentos de Buda para descobrir algo que nada tem de místico ou religioso.
O segundo assassinato das vítimas de Charlie Hebdo

Estamos insidiosamente assassinando pela segunda vez as vítimas do atentado à redação de Charlie Hebdo. Enquanto isso, Constantinopla ameaça cair.
terra santa

Às vezes, a violência que se vê no outro não é mais do que uma projeção de si mesmo. Uma projeção que justifica seu próprio exercício bélico e patológico de masturbação política.

AZ NAS REDES SOCIAIS

0FãsCurtir
148SeguidoresSeguir
0SeguidoresSeguir
2,473SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever