Inteligência artificial do filme Ex Machina, olhando diretamente para você.

Devemos dar direitos a máquinas conscientes?

A existência de robôs conscientes terá um impacto perturbador em nosso raciocínio moral, causando problemas sem precedentes e expondo a estreiteza antes oculta sobre nossa compreensão atual.
imagem sobre o texto que aborda a utopia, em Ano Zero, por Victor Lisboa.

Como se constrói uma utopia possível?

Entender o que faz uma utopia não é algo simples, mas aquelas pessoas que "nunca se encaixam" talvez possam dar uma pista.

Seja tão esquisito quanto você quer no fundo ser

Não esconda suas esquisitices, elas são a chave para se viver apaixonadamente.
ser feliz

Pare de tentar ser feliz!

A única forma de você ser feliz é parar de ficar tentando ser feliz.
maldade inerente ao homem

A maldade inerente ao homem

À medida que buscamos dominar a natureza através da ciência e da tecnologia, surge a necessidade de nos controlarmos cada vez mais, entre corpos, emoções, impulsos e apetites — todos sob controle.

Morte, o segredo desta vida

Quando negamos a morte, no fundo sentimos tanto medo que sacrificamos uma vida autêntica por um simulacro de vida excessivamente segura. Procurando preservar ao máximo nossas existências, perdemos a vida.

O melhor presente que você pode receber

Esse texto é uma brincadeira, mas uma brincadeira para ser levada muito a sério. Você vai se divertir e, ao mesmo tempo, chegar nas...
clareza

O poder e o peso da clareza

Com o aumento da clareza, nos despedimos de algo antigo, que já carregamos talvez por uma vida inteira, sem que saibamos ainda o que nascerá no lugar disso. E isso mete medo!

O tédio e você

Tenho quase certeza que o leitor, quando se encontra numa situação em que nada há para ocupar sua mente ou corpo, nenhuma problema para resolver,...

O Eu performer

Estamos submetidos à nossa individualidade performática para existir no mundo. Do nascer ao morrer, precisamos lidar com a liberdade imposta pela nossa própria evolução enquanto espécie.
robocop

Robocop e o pós-humano

Se a ficção científica é sempre filosófica, a ficção tecnológica é mais ainda. Ela põe em causa a condição mais básica da nossa existência, a condição biológica de mortalidade.
Somos tofos camaleões: uma fábula sobre a mutabilidade das ideias

Somos todos camaleões – Uma fábula sobre a mutabilidade das ideias

Sofia continuava sem entender o que aquele animal queria lhe dizer. Era impossível tornar-se amarela, ou ainda... laranja. Ou quem sabe mais... vermelha.
Pablo Picasso

O que é esse tal de impulso criativo?

As soluções criativas se desenvolvem a partir de acordos, ajustes ou concessões entre os opostos. Elas sempre refletem polaridades opostas e, todavia, não são nem uma, nem outra.