A razão enquanto fetiche e instrumento

Para Guilherme Assis, a razão tornou-se um fetiche moderno, mas é apenas um instrumento.

O Ser Humano Excelente de Platão

Para Platão, somos seres que esqueceram sua natureza perfeita por confundirmos nossa essência com os apegos do ego.

O nosso real despertar

Vivemos submersos em uma realidade coletiva criada por nós próprios. E precisamos despertar, é o que Yuval Harari demonstra em seu livro Sapiens.

A expansão da realidade como forma de evoluirmos

Esse é o João. Um garoto estudioso e que gosta muito de comer. João é de uma cidade atípica do interior do Rio Grande do...

Alexandre de Moraes, a maconha e o idiota nacional

O próximo ministro do STF ou é louco, ou é estúpido ou é cínico - essas são as únicas alternativas possíveis para Guilherme de Assis.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

O sociólogo alemão Max Weber é reconhecido, dentre outros motivos, pela sua tese sobre as origens do capitalismo. De forma bastante simplificada, ele procurava se contrapor...
Homem e mulher de costas um para o outro | A teoria do apego e o que isso tem a ver com você - por Mark Manson, em Ano Zero

A teoria do apego e o que isso tem a ver com você

A Teoria do Apego é uma forma simples e útil de identificarmos nosso papel em um relacionamento e compreender por que alguns envolvimentos fracassam.
João Doria limpando pixações | O prefeito João Doria e a vitória do impressionismo

O prefeito João Doria e a vitória do impressionismo

As medidas do prefeito João Doria e as reações de seus oposicionistas revela que, entre nós, o impressionismo social triunfou.
Frank Underwood, de House of Cards, sentado com mão sobre cabeça de Dilma Rousseff, à esquerda, e Michel Temer, à direita. | Vivemos mesmo em uma democracia?

Vivemos mesmo em uma democracia?

Muito se fala em golpe e contragolpe, mas o que é uma democracia e que tipo de democracia vivemos no Brasil?
Existe mesmo a tal "Taxa Rosa"?

Existe mesmo a tal “Taxa Rosa”?

A ideia de produtos mais caros apenas por serem destinados às mulheres (taxa rosa) soa absurda, mas na verdade nada é mais lógico para o mercado.
O Poder do Boato, parte 1: anatomia de um crime

O Poder do Boato, parte 2: você pode ser a próxima vítima

A internet tornou-se um terreno fértil para disseminar mentiras e falsos personagens, graças ao funcionamento da mídia e às câmaras de eco. Esse é o 2º texto de Jean Felipe sobre o tema.
Fidel Castro foi narcotraficante? | Ano Zero

Fidel foi narcotraficante?

O governo de Fidel Castro teria se envolvido com narcotraficantes quando Cuba parou de receber suporte financeiro da já enfraquecida União Soviética?
David Foster Wallace | A veneração do ego e o propósito da vida

A veneração do ego e o propósito da vida

Pode a vida humana ter um propósito que esteja além de nossos egos mas que não sirva de instrumento para interesses religiosos ou políticos?

O acidente de Teori e as teorias conspiratórias

Antes de você aderir a uma teoria conspiratória de que o Ministro Teori Zavascki foi assassinado, convém ficar atento a certos raciocínios falaciosos.
Nise da Silveira: o intelectual brasileiro no divã

Nise da Silveira: o intelectual brasileiro no divã

O filme sobre o trabalho de Nise da Silveira revela as limitações do típico intelectual brasileiro, alfabetizado em psicanálise.