Telegram rachando o Whatsapp no meio, com efeitos de relâmpago.

Canais no Telegram para esquecer do Whatsapp

Em Internet, Tempo de Saber por Alysson AugustoComentários

Se você é um ante­nado em notí­cias, pro­va­vel­mente ficou sabendo que, embora já esteja fun­ci­o­nando nova­mente, o apli­ca­tivo de men­sa­gens ins­tan­tâ­neas cha­mado what­sapp foi blo­que­ado em todo ter­ri­tó­rio naci­o­nal.

Algo absurdo, triste e auto­ri­tá­rio, mas que ainda é uma opor­tu­ni­dade para divul­gar o Tele­gram, um apli­ca­tivo sen­sa­ci­o­nal que uti­lizo há tem­pos e que tem pro­vado a cada dia que o What­sapp é popu­lar, mas não é o melhor do mer­cado.

Não não, não estou dizendo que fãs de Tele­gram devam come­mo­rar a queda do What­sapp, e já já explico os moti­vos.

Antes, porém, vamos a uma breve refle­xão sobre o que está rolando agora no Bra­sil.

Obs.: Se você quer pular direto para a parte de indi­ca­ções de canais, cli­que aqui.

Tópi­cos:

  1. Repú­blica de bana­nas
  2. Conheça o Tele­gram
  3. As van­ta­gens do Tele­gram
  4. Canais no Tele­gram, o que é isso?
  5. Canais incrí­veis no Tele­gram

Só uma república de bananas bloqueia aplicativos

Para blo­quear o what­sapp, a ale­ga­ção da jus­tiça bra­si­leira é que a empresa não esta­ria cola­bo­rando ao não pres­tar as infor­ma­ções soli­ci­ta­das, acerca de deter­mi­na­dos indi­ví­duos que estão sendo inves­ti­ga­dos.

Como todo entu­si­asta de apli­ca­ti­vos sabe, o what­sapp con­tém em si um sis­tema de crip­to­gra­fia que torna impos­sí­vel até mesmo à sua empresa que con­fira o que seus usuá­rios estão com­par­ti­lhando entre si.

A ima­gem abaixo, tra­du­zida por nós do AZ, resume melhor a ques­tão.

Con­forme os adep­tos da ideia de que o what­sapp deva ceder infor­ma­ções em casos de inves­ti­ga­ção (mesmo sendo impos­sí­vel), é per­fei­ta­mente belo e moral que algo seja feito no intuito de for­çar empre­sas a cede­rem infor­ma­ções “pelo bem comum”.

Acon­tece que, assim como a página Notí­cias na Prá­tica bem sati­ri­zou, essa medida em NADA favo­rece o pro­pó­sito que a legi­tima — que é, por meio da infor­ma­ção cedida à “jus­tiça”, impe­dir que cri­mi­no­sos con­ti­nuem pla­ne­jando seus cri­mes por esses apli­ca­ti­vos.

O pro­fes­sor de direito Túlio Vianna apon­tou que esse tipo de impo­si­ção mais força cri­mi­no­sos a migra­rem para outros ser­vi­ços, como o Tele­gram, do que a dei­xa­rem de pla­ne­jar seus cri­mes.

Ou seja, uma medida des­sas não seria efi­caz nem se proi­bisse a exis­tên­cia da crip­to­gra­fia em apli­ca­ti­vos de men­sa­gens, uma vez que a exis­tên­cia de nave­ga­do­res como o Tor ainda é uma saída.

Tal­vez fosse efi­caz se proi­bisse a inter­net, mas se negar o direito de usuá­rios terem sua pri­va­ci­dade res­pei­tada já é ruim, com toda cer­teza viver numa “dita­dura da infor­ma­ção” não é a saída.

Em resumo, está mais que evi­dente: o tão que­rido estado bra­si­leiro pos­si­bi­lita a inter­rup­ção de ser­vi­ços hoje essen­ci­ais para a comu­ni­ca­ção de mui­tas pes­soas, cau­sando pro­ble­mas tanto a famí­lias (que fazem disso um meio de se man­te­rem em con­tato e avi­sando sobre a segu­rança uns dos outros) quanto a pro­fis­si­o­nais libe­rais que depen­dem da comu­ni­ca­ção ins­tan­tâ­nea para man­te­rem seu ganha-pão.

Colo­cando o pro­blema apon­tado na balança, a des­culpa de que alguns pou­cos este­jam come­tendo cri­mes pelas redes crip­to­gra­fa­das não jus­ti­fica a sus­pen­são de todo um ser­viço em ter­ri­tó­rio naci­o­nal, uma vez que cri­mi­no­sos são mino­ria ínfima.

[optin­form]

Em res­posta a isso, eu, como entu­si­asta do apli­ca­tivo Tele­gram, resolvi fazer um apa­nhado de canais que exis­tem nesse mara­vi­lhoso apli­ca­tivo que está no mer­cado, mas não é tão visado dada a popu­la­ri­dade imensa de seu prin­ci­pal con­cor­rente, o What­sapp.

Reto­mando o que disse antes, não digo que deva­mos come­mo­rar a queda do What­sapp para pro­mo­ver­mos os nos­sos favo­ri­tos. Pelo con­trá­rio, como o Tele­gram Bra­sil bem apon­tou, eis alguns moti­vos para não come­mo­rar sua queda:

  1. Caso fosse com o Tele­gram, o nosso que­rido apli­ca­tivo tam­bém seria blo­que­ado, por­que o Tele­gram nunca daria os dados de seus usuá­rios para polí­cia de país algum. Então, não é para se come­mo­rar quando isso acon­tece, mesmo que com um con­cor­rente.
  2. Com o blo­queio, mui­tas pes­soas virão para o Tele­gram, de fato. Porém, com isso, tere­mos pro­ble­mas na entrega de SMS no Bra­sil, devido as diver­sas requi­si­ções do Tele­gram para as ope­ra­do­ras, como acon­te­ceu em maio. Isso não é de total culpa do Tele­gram, mas causa uma má impres­são em novos usuá­rios, que não enten­dem o motivo daquilo e sim­ples­mente cul­pam o apli­ca­tivo.

Sim, é uma lás­tima, uma infe­li­ci­dade que só é come­mo­rada por ingê­nuos e lei­gos tec­no­ló­gi­cos, que o What­sapp tenha a con­ti­nui­dade de seu ser­viço agre­dida por um estado inflado e auto­ri­tá­rio, mas toda res­posta a esse tipo de absurdo é válida, inclu­sive para anun­ciar con­cor­ren­tes que, como vocês verão, são supe­ri­o­res.

⬅️Vol­tar para tópi­cos.

 

Conheça o Telegram

Antes, uma breve intro­du­ção ao apli­ca­tivo Tele­gram merece ser feita.

Em com­pa­ra­ção ao What­sApp, o tele­gram levou qua­tro anos até ser lan­çado. Foi fun­dado pelos irmãos Niko­lai e Pavel Durov, e este último, por sua vez, foi tam­bém o fun­da­dor e desen­vol­ve­dor da maior rede social russa, a famosa VK.

Como demons­trado no site ofi­cial, o Tele­gram é focado em velo­ci­dade e pri­va­ci­dade, con­tando com diver­sas fun­ci­o­na­li­da­des muito úteis a quem quer um apli­ca­tivo ágil e extre­ma­mente seguro.

Ao con­trá­rio do What­sapp, no Tele­gram você não pre­cisa fazer bac­kups de suas con­ver­sas, as guar­dando em um ser­viço externo como o Goo­gle Drive, o que é ótimo para a velo­ci­dade.

Afi­nal, o Tele­gram tem sua pró­pria nuvem, o que sig­ni­fica que não ape­nas o arma­ze­na­mento de suas infor­ma­ções não é mais uma pre­o­cu­pa­ção, como tam­bém a pró­pria velo­ci­dade de seu apli­ca­tivo em pro­ces­sar essas infor­ma­ções é incrí­vel.

Não pre­ci­sar acu­mu­lar suas con­ver­sas no celu­lar, nem mesmo ima­gens, vídeos e outros arqui­vos (de até 1.5GB, que é a capa­ci­dade máxima — e sen­sa­ci­o­nal — que pode ser trans­mi­tida pelo Tele­gram), é algo que torna o Tele­gram super leve!

Além disso, é um apli­ca­tivo que não ape­nas con­tém crip­to­gra­fia de ponta a ponta, como alguns de seus con­cor­ren­tes, mas que per­mite ini­ciar con­ver­sas com quem você qui­ser de forma total­mente segura.

Por meio de men­sa­gens que se auto­des­troem (basta esta­be­le­cer o limite de tempo) tanto no seu apa­re­lho quanto no de quem rece­beu seu recado (e caso a pes­soa tire print da tela, você é noti­fi­cado), e com fun­ção de blo­queio em duas eta­pas (você pode esta­be­le­cer uma senha numé­rica para que só você acesse), você terá sua segu­rança garan­tida.

São mui­tas (mui­tas mesmo!) qua­li­da­des do tele­gram em rela­ção aos con­cor­ren­tes, e a ima­gem abaixo demons­tra, resu­mi­da­mente, algu­mas delas.

Comparativo entre os aplicativos Telegram e Whatsapp.

Porém não basta ape­nas resu­mir o paraíso que é esse apli­ca­tivo, é pre­ciso mos­trar por onde você, lei­tor, pode come­çar.

⬅️Vol­tar para tópi­cos.

 

As vantagens do Telegram

Algu­mas das van­ta­gens do Tele­gram frente a outros men­sa­gei­ros:

🔹 Gru­pos com até 5.000 mem­bros
🔹 Canais
🔹 Gifs ani­ma­dos
🔹 Chats Secre­tos
🔹 Stic­kers
🔹 Bots
🔹 Envio de arqui­vos em qual­quer for­mato
🔹 Envio de arqui­vos de até 1,5 GB
🔹 Blo­queio do app com senha
🔹 Per­mi­tido uso em várias ses­sões simul­tâ­neas
🔹 Nome de usuá­rio que garante um link para seu per­fil
🔹 Par­ti­ci­par de gru­pos sem reve­lar o número de tele­fone
🔹 Sin­cro­ni­za­ção na nuvem
🔹 Apli­ca­tivo Mul­ti­pla­ta­forma (iPhone, iPad, Android, Win­dows Phone, PC, Mac, Linux e ainda na ver­são Web, sem pre­ci­sar que o celu­lar esteja conec­tado).

Entre diver­sas outras van­ta­gens que você pode con­fe­rir no site Tele­gram Bra­sil. Se qui­ser saber muito mais, leia “Por que você deve usar o Tele­gram?”.

⬅️Vol­tar para tópi­cos.

 

Canais no Telegram, o que é isso?

Tal­vez a maior ino­va­ção do Tele­gram seja a exis­tên­cia de canais. Cada usuá­rio é livre para criá-los (eu já criei uns cinco), seja para expres­sar publica ou pri­va­da­mente seus hob­bies — de forma orga­ni­zada -, seja para criar espa­ços de comu­ni­ca­ção ofi­cial de suas pro­fis­sões e pro­je­tos.

E por que canais no Tele­gram são tão incrí­veis? Sim­ples: eles for­ne­cem o con­teúdo que você quer con­su­mir ime­di­a­ta­mente em suas mãos, sem buro­cra­cia e sem que você pre­cise abrir apli­ca­ti­vos pesa­dos em seu celu­lar.

Por exem­plo, assim que des­co­bri­mos o Tele­gram, cri­a­mos o canal do Ano Zero, um espaço no qual pos­ta­mos as novi­da­des do AZ sem que você pre­cise entrar na nossa fan­page no Face­book, per­fil no Twit­ter e no ins­ta­gram, ou em qual­quer outra rede social que fun­ci­one com algo­rit­mos que defi­nam cri­té­rios arbi­trá­rios sobre o que você vai ver.

Afi­nal, no tele­gram é você quem esco­lhe como, quando e o que quer ver em seu celu­lar, com­pu­ta­dor e tablet.

Gos­tou? Então vamos final­mente ao que inte­ressa! \o/

⬅️Vol­tar para tópi­cos.


 

Canais incríveis no Telegram

Se você já uti­liza o Tele­gram, cer­ta­mente já segue alguns canais. Mas são tan­tas opções e vari­e­da­des que muito cer­ta­mente você não conhece um por cento do que existe. E nem eu.

Sepa­rei vários canais que cole­tei exaus­ti­va­mente por cate­go­ria, para ajeitá-los melhor (sendo alguns que con­si­dero inte­res­san­tes, outros que des­prezo — sim, sou demo­crá­tico! haha), para que você des­frute e apro­veite ao máximo seu tempo no Tele­gram.

Para ir direto à cate­go­ria de seu inte­resse, basta cli­car em cima dela.

São estas as cate­go­rias:

  1. anime/jogos
  2. eco­no­mia
  3. edu­ca­ção
  4. entretenimento/curiosidades
  5. espor­tes
  6. femi­ni­nos
  7. ins­ti­tu­ci­o­nais
  8. humor
  9. livros
  10. mobilidade/trânsito
  11. música
  12. notí­cias
  13. polí­tica
  14. reli­gi­o­sos
  15. saúde/nutrição
  16. séries/cinema
  17. tec­no­lo­gia
  18. uti­li­da­des
  19. sobre o tele­gram

Tenha em mente: basta você cli­car em cada um dos canais para ser dire­ci­o­nado aos seus res­pec­ti­vos links.

Vamos nessa!

⬅️Vol­tar para tópi­cos.


Canais de Animes/Jogos

 

🔸 @Digi­mon­Bra­sil (Canal para fãs de Digi­mon);

🔸 @biros­ka­ga­mers (Novi­da­des e dicas sobre con­teúdo gamer);

🔸 @qua­se­ga­mer (Canal ofi­cial do QuaSe-Gamer);

🔸 @Nin­ten­do­RE­TRO (Jogos, emu­la­do­res e curi­o­si­da­des de games anti­gos da Nin­tendo);

🔸 @Retro­Ga­me­Vi­cio (Reviva a nos­tal­gia de jogos anti­gos);

🔸 @Game­rando (Con­teúdo e notí­cias sobre games);

🔸 @Canal­Do­Trei­na­dor (Notí­cias sobre Poké­mon Go);

🔸 @Trei­na­dor­Po­ke­mon (Lis­ta­gem de gru­pos, por Estado, de fãs de Poké­mon);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Economia

 

🔸 @Canal­da­E­co­no­mia (Eco­no­mia, mer­ca­dos e finan­ças);

🔸 @Lider­sa­bio (Tex­tos e áudios rela­ci­o­na­dos à vida pro­fis­si­o­nal);

🔸 @Cac­con­sul­to­ria (Infor­ma­ções con­tá­beis);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Educação

 

🔸 @Gran­des­Men­tes (Expli­ca­ções sobre pes­soas impor­tan­tes na his­tó­ria);

🔸 @Tudo­co­mEx­cel (Aulas e dicas de Excel dia­ri­a­mente em seu celu­lar);

🔸 @Cana­lIn­fan­til (Con­teúdo para cri­an­ças de todas as ida­des);

🔸 @Vio­la­o­A­ca­demy (Canal que ensina a tocar vio­lão);

🔸 @Apren­den­doIn­gles (Con­teúdo para que você aprenda inglês);

🔸 @ques­to­es_­de_­con­curso (Ques­tões diver­sas de con­cur­sos pas­sa­dos);

🔸 @enem_­ves­ti­bu­lar (Notí­cias e mate­ri­ais sobre ENEM e ves­ti­bu­la­res);

🔸 @astro­no­mi­a­des­com­pli­cada (Edu­ca­ção sobre astro­no­mia);

🔸 @Bio­lo­gia1 (Livros, notí­cias e arti­gos de todas as áreas das ciên­cias bio­ló­gi­cas);

🔸 @Latex­Fa­cil (Tex­tos, arti­gos, vídeos e aulas sobre a lin­gua­gem de mar­ca­ção LaTeX);

🔸 @Pas­so­a­passo (Aprenda a fazer arte­sa­na­tos, passo a passo);

🔸 @Moran­do­So­zi­nho (Dicas para quem admi­nis­tra sua pró­pria casa);

🔸 @AsLeis­Do­Su­cesso (Con­teúdo vari­ado sobre estilo de vida e auto­a­juda pro­fis­si­o­nal);

🔸 @Con­tro­le­e­au­to­ma­cao (Notí­cias e tuto­ri­ais para alu­nos de con­trole e auto­ma­ção);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Entretenimento/Curiosidades

 

🔸 @Canal­De­Ti­ri­nhas (As melho­res tiri­nhas no Tele­gram);

🔸 @idei­ashacks (As mais malu­cas gam­bi­ar­ras que faci­li­ta­rão sua vida);

🔸 @inte­res­sante (Canal do site MUITO Inte­res­sante);

🔸 @Olho­Vivo (Curi­o­si­da­des e entre­te­ni­mento no geral);

🔸 @lowent­tur (Canal do pod­cast de his­tó­ria Escriba Café);

🔸 @bio­lo­gi­cas (O melhor da bio­lo­gia no Tele­gram);

🔸 @Fato­Des­co­nhe­ci­dos (Curi­o­si­da­des dos Fatos Des­co­nhe­ci­dos);

🔸 @clu­be­do­ter­ror (His­tó­rias, len­das e con­tos de ter­ror);

🔸 @Gmun­do­vivo (Ima­gens da beleza ani­mal);

🔸 @His­tory­gram (Canal de ima­gens his­tó­ri­cas);

🔸 @Fra­se­se­ci­ta­coes (Músi­cas e fra­ses para ale­grar o dia a dia);

🔸 @ato­mic_i­zen (Ciên­cia, tec­no­lo­gia, his­tó­ria e muito mais);

🔸 @Conhe­ci­mento (Conhe­ci­mento em diver­sas áreas);

🔸 @Sal­va­dor­dal1 (Gran­des artis­tas, gran­des tra­ba­lhos);

🔸 @Fato­sIn­te­res­san­tes (Curi­o­si­da­des inte­res­san­tes);

🔸 @Esco­la­De­Ma­gia (Canal vol­tado às ciên­cias ocul­tas);

🔸 @Bichos­Cu­ri­o­sos (Rép­teis, aves, inse­tos e ani­mais de todos os tipos);

🔸 @Ani­mal­Pla­net (Melho­res fotos de ani­mais pelo mundo);

🔸 @Momen­to­cu­ri­oso (Fatos estra­nhos, engra­ça­dos e inú­teis sobre o mundo);

🔸 @Voce­Na­o­Sa­bia (Canal do You­Tube Você Não Sabia?);

🔸 @Cos­mo­sas­tro­no­mia (Tudo sobre astro­no­mia);

🔸 @tem­de­tudo (Apa­nhado de ale­a­to­ri­e­da­des no Tele­gram);

🔸 @Len­da­sUr­ba­nas (Mis­té­rios, fatos reais e len­das urba­nas);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Esportes

 

🔸 @CRFla­mengo (Canal do Fla­mengo);

🔸 @Pay­san­du­O­fi­cial (Canal do Pay­sandu);

🔸 @News­bra­si­lei­rao (Notí­cias exclu­si­vas do fute­bol bra­si­leiro e mun­dial);

🔸 @Car­to­la­mi­tos (Apos­tas do Car­tola FC);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais femininos

 

🔸 @tem­po­de­a­mor (Canal do nosso site Tempo de Amor);

🔸 @Voce­ma­ra­vi­lhosa (Canal de auto­es­tima femi­nina);

🔸 @Uma­mu­lher­pode (Canal sobre a mente e o cora­ção de uma mulher);

🔸 @Uni­ver­so­rosa (Tudo sobre o mundo femi­nino);

🔸 @Canal­co­a­ch­crista (Aulas sobre coach femi­nino e cris­tão de Helen Klein);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais Institucionais

 

🔸 @TJMa­ra­nhao (Tri­bu­nal de Jus­tiça do Mara­nhão);

🔸 @UFR­JO­fi­cial (Uni­ver­si­dade Fede­ral do Rio de Janeiro);

🔸 @Con­gresso (Notí­cias sobre o Con­gresso Naci­o­nal do Bra­sil);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Humor

 

🔸 @Capi­na­re­mos (Canal do Blog Capi­na­re­mos);

🔸 @Huma­nas (Canal de huma­nas, com muito humor e con­teúdo);

🔸 @poli­ti­cos (Ima­gens de polí­ti­cos fazendo coi­sas nada a ver);

🔸 @smi­lin­gua­rudo (Humor satí­rico sobre reli­gião, com a for­mi­gui­nha Smi­lingüido);

🔸 @AsCro­ni­cas­DeWes­ley (Tiri­nhas do bai­ano mais famoso da inter­net);

🔸 @nao_­cli­que_a­qui (Fotos, vídeos e gifs engra­ça­dos);

🔸 @Tele­gifs (Gifs engra­ça­dos);

🔸 @Canal­Dos­Vi­deos (Videos engra­ça­dos para rir no Tele­gram);

🔸 @zuei­ra­to­tal (Humor em pia­das);

🔸 @cas­tro­brothers (Canal ofi­cial dos Cas­tro Brothers);

🔸 @zue­ra­das­mon­ta­ge­loka (Mande uma foto sua e receba mon­ta­gens);

🔸 @Zuei­ra­Sem­Li­mite (Humor de todos os tipos);

🔸 @man­da­troll (Humor inte­ra­tivo);

🔸 @rrsrs­s­s­vi­deos (Ima­gens e vídeos engra­ça­dos);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Livros

 

🔸 @Livro­Ma­ni­a­cos (Livros em for­mato PDF);

🔸 @Livro­semPDF (Livros em PDF e em EPUB);

🔸 @Livros­pra­que­mama (Livros diver­sos para quem ama);

🔸 @PAPA LIVROS (Livros naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais);

🔸 @CANAL 100% NACIONAL (Ape­nas livros naci­o­nais);

🔸 @Ache­ron Livros e Afins (Livros em PDF naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais);

🔸 @Roman­ces e Todo Amor (Livros de romance);

🔸 @Gibishq (Scans de his­tó­rias em qua­dri­nhos e incen­tivo à lei­tura);

🔸 @Livros de todos os jei­tos (Canal vol­tado para livros em geral e can­ções);

🔸 @Oli­te­ra­rio (Infor­ma­ções e curi­o­si­da­des sobre o mundo da lite­ra­tura);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Mobilidade/Trânsito

 

🔸 @JCTran­sito (Moni­to­ra­mento do trân­sito do Grande Recife no Sis­tema Jor­nal do Com­mer­cio de Comu­ni­ca­ção);

🔸 @Mtbi­kers (Canal da Asso­ci­a­ção MtBi­kers)

🔸 @Bhem­ci­clo (Canal da Asso­ci­a­ção dos Ciclis­tas Urba­nos de Belo Hori­zonte)

🔸 @Ciclo­ci­dade (Canal da Asso­ci­a­ção dos Ciclis­tas Urba­nos de São Paulo)

🔸 @Ciclo­vida (Canal do site Ciclo­vida For­ta­leza)

🔸 @Trans­por­te­a­tivo (Canal do por­tal Trans­porte Ativo)

🔸 @Auto­Mo­bi­leFX (Notí­cias e curi­o­si­da­des sobre car­ros e motos);

🔸 @Rodas­da­paz (Grupo sobre ciclismo de Bra­sí­lia);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Música

 

🔸 @ARa­di­o­Rock (Canal da Rádio Rock 89 FM);

🔸 @los­s­les­sm2 (Músi­cas alter­na­ti­vas);

🔸 @Elec­tro­nic­Sounds (Músi­cas ele­trô­ni­cas);

🔸 @EDMu­sic (O melhor dos DJs pelo mundo);

🔸 @Mun­do­Da­Mu­sica (Dis­tri­bui­ção do melhor da música em todos os gêne­ros);

🔸 @Musi­cas­tops (Con­ti­nu­a­ção do Mun­do­Da­Mu­sica);

🔸 @Cana­lU­Po­fi­cial (Canal de con­teúdo musi­cal eclé­tico);

🔸 @Musi­cas­clas­si­cas (O melhor da música clás­sica);

🔸 @Musics­li­brary (EDM, Rock e MPB);

🔸 @Power­me­tal (Canal da Rádio Rock 89 FM);

🔸 @uma­mu­si­ca­por­dia (Uma música por dia, com letra e tra­du­ção em por­tu­guês);

🔸 @Canal­Go­De­e­pRa­dio (Canal da Rádio Rock 89 FM);

🔸 @Edm_Is_­life (Tudo rela­ci­o­nado ao mundo EDM);

🔸 @dubs­tep­cen­ter (Sons dos melho­res pro­du­to­res de Dubs­tep);

🔸 @Rap­Do­Bom (Tudo rela­ci­o­nado ao mundo EDM);

🔸 @indi­e­rock (O melhor da música indie todos os dias);

🔸 @Indi­e­rock_BR (Canal bra­si­leiro sobre indie rock);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de notícias

 

🔸 @BBC­Bra­sil (BBC Bra­sil);

🔸 @Esta­dao (Jor­nal O Estado de São Paulo);

🔸 @Can­ca­o­Nova (Rede Can­ção Nova);

🔸 @JC_Pe (Jor­nal do Com­mer­cio de Per­nam­buco);

🔸 @Revis­ta­Fo­rum (Revista Fórum);

🔸 @Por­ta­li9­Ser­gipe (Por­tal i9Ser­gipe);

🔸 @Ter­ca­Li­vre (Blog de Notí­cias Terça Livre);

🔸 @Canal­No­ti­ci­as­Globo (Notí­cias da Globo);

🔸 @Sao­Paulo (Notí­cias sobre o Estado de São Paulo);

🔸 @Por­to­A­le­gre (Infor­ma­ções sobre a cidade de Porto Ale­gre);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Política

 

🔸 @Geo­Pizza (Geo­po­lí­tica: polí­tica interna e externa, den­tre outras curi­o­si­da­des);

🔸 @UNE­O­fi­cial (União Naci­o­nal dos Estu­dan­tes);

🔸 @Canal­Ro­ma­rio (Sena­dor e ex joga­dor Romá­rio);

🔸 @Aven­tu­ras­Na­Jus­ti­ca­So­cial (Con­teúdo da página Aven­tu­ras na Jus­tiça Social);

🔸 @Jor­na­lis­tas­Li­vres (Rede Jor­na­lis­tas Livres);

🔸 @Lib­Fem (Con­teúdo sobre Femi­nismo Libe­ral);

🔸 @CUT_­Bra­sil (Cen­tral Única dos Tra­ba­lha­do­res);

🔸 @ILISP (Ins­ti­tuto Libe­ral de São Paulo);

🔸 @Equi­pe­Mar­ce­lo­Freixo (Depu­tado Esta­dual do Rio de Janeiro);

🔸 @Spot­niks (Canal do site polí­tico Spot­niks);

🔸 @PSO­Lo­fi­cial (Par­tido Soci­a­lismo e Liber­dade, 50);

🔸 @oan­ta­go­nis­ta­Bot (Bot que serve de canal para o site O Anta­go­nista);

🔸 @vale­das­gay (Con­teúdo vol­tado a ques­tões LGBT);

🔸 @ILI­Na­ca­de­mico (Ins­ti­tuto Libe­ral do Nor­deste);

🔸 @UJS­Bra­sil (União da Juven­tude Soci­a­lista);

🔸 @Pdi­News (Divul­ga­ção de infor­ma­ções a res­peito do Impe­a­ch­ment);

🔸 @Impe­a­ch­ment (Sobre o Impe­a­ch­ment da pre­si­dente Dilma);

🔸 @Inter­ven­cao (Em defesa da inter­ven­ção mili­tar);

🔸 @Par­ti­do­Pi­ra­ta­Bra­sil (Par­tido Pirata);

🔸 @Avan­ca­Bra­sil­Ma­consBR (Movi­mento Avança Bra­sil Maçons.BR).

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais Religiosos

 

🔸 @EuOro (Men­sa­gens para ins­pi­rar e moti­var a ora­ção);

🔸 @EVANGELISMO1 (Con­teúdo evan­gé­lico);

🔸 @Mun­do­Gos­pell (Con­teúdo diverso e cris­tão);

🔸 @Pala­vra­E­fi­caz (Refle­xões, comen­tá­rios bíbli­cos, medi­ta­ções);

🔸 @Esta­es­crito (Tre­chos bíbli­cos);

🔸 @jor­na­das (Refle­xões sobre jor­nada espi­ri­tual);

🔸 @Estu­do­bi­bli­co­di­a­rio (Leia e entenda a Bíblia facil­mente);

🔸 @Avoz­da­pro­fe­cia (Áudios do pro­grama de rádio A Voz da Pro­fe­cia);

🔸 @Medi­ta­cao (Medi­ta­ções diá­rias de 4 minu­tos, por Cid Moreira);

🔸 @Canal­Be­tuel (Hinos e ora­ções);

🔸 @Modes­ta­crista (Assun­tos sobre con­duta cristã e modés­tia);

🔸 @Ode­creto (Assun­tos sobre o decreto domi­ni­cal);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Saúde/Nutrição

 

🔸 @HPNews (Novi­da­des sobre hip­nose em geral);

🔸 @Fisi­o­lo­gia (Com­pre­enda o com­plexo fun­ci­o­na­mento do corpo humano);

🔸 @Estu­dos­da­mente (Mente, cará­ter e per­so­na­li­dade);

🔸 @Mama­o­se­ma­cu­car (Canal nutri­ci­o­nal Mamão Sem Açú­car);

🔸 @Bom­vi­ver (Saúde física, men­tal e espi­ri­tual);

🔸 @Refor­ma­do­res­da­saude (Canal com pers­pec­tiva cristã sobre nutri­ção);

🔸 @Recei­tas­veg (Recei­tas vege­ta­ri­a­nas e vega­nas por uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel);

🔸 @Cozi­nhan­do­e­ba­ten­do­papo (Canal de recei­tas);

🔸 @Comi­da­e­Cia (Recei­tas inte­res­san­tes de diver­sos tipos);

🔸 @Socor­rismo (Téc­ni­cas sobre pri­mei­ros e últi­mos socor­ros);

🔸 @Blog­Kampa (Dicas de acam­pa­men­tos, tri­lhas e qua­li­dade de vida);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Séries/Cinema

 

🔸 @Seri­e­Ma­ni­a­cos (Canal do Site seriemaniacos.tv);

🔸 @Tele­Se­ri­esHD (Séries com­ple­tas);

🔸 @Fil­me­se­se­ries (Notí­cias, crí­ti­cas, trai­lers e mais sobre fil­mes e séries);

🔸 @Fil­mes­ter­ro­ral­ter­na­tivo (Fil­mes de ter­ror de qua­li­dade);

🔸 @ome­le­te_­bot (Bot que serve como canal do site Ome­lete);

🔸 @Tele­Mo­vi­ess (Pos­ta­gens de fil­mes todo dia);

🔸 @box­fil­mes (Down­load de fil­mes de todos os tipos);

🔸 @Rnts­tar­fil­mes (Fil­mes e séries por enco­menda);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Tecnologia

 

🔸 @Brains9 (B9 — Brains­torm9);

🔸 @Tec­no­Blog (Site de tec­no­lo­gia, Tec­no­blog);

🔸 @Geek­Droid (Apli­ca­ti­vos e jogos para android);

🔸 @Garo­ta­Sem­Fio (Blog da Garota Sem Fio);

🔸 @Goo­gle­Dis­co­very (Blog Goo­gle Dis­co­very);

🔸 @Win­dows­Ma­nia (Site Win­dows Mania);

🔸 @info­line (Infor­ma­ções sobre o mundo da ciên­cia e tec­no­lo­gia);

🔸 @Mun­do­Tech (Con­teúdo de vari­a­dos sites sobre o mundo da tec­no­lo­gia);

🔸 @giz­mo­do­bra­sil (Notí­cias publi­ca­das no site Giz­modo Bra­sil);

🔸 @Cana­lIn­tera (Tec­no­lo­gia, infor­ma­ção, ino­va­ção e muito mais);

🔸 @Tudo­so­breTi (Dicas, down­lo­ads e divul­ga­ção sobre tec­no­lo­gia da infor­ma­ção);

🔸 @Canal­do­De­sig­ner (Dicas e tuto­ri­ais para aman­tes do Design);

🔸 @Chan­nelTI (Infor­ma­ções sobre o mundo da infor­ma­ção);

🔸 @tech­co­nec­ta­dos (Tec­no­lo­gias, assun­tos geeks, games e mais);

🔸 @cien­ci­ahac­ker (Últi­mas notí­cias do Ciên­cia Hac­ker);

🔸 @manu­al­dou­su­a­rio (Canal do site Manual do Usuá­rio);

🔸 @Ipho­ne­bra­sil22 (Dicas e notí­cias rela­ci­o­na­das à Apple);

🔸 @Ter­mi­nalg­nu­li­nux (Softwa­res, livros e notí­cias sobre Linux);

🔸 @Tec­Con­teudo (De tudo um pouco sobre tec­no­lo­gia);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais de Utilidades

 

🔸 @Canal­do­gif (Gifs de tudo para todos);

🔸 @Cole­ci­o­na­dor­dei­deias (Canal focado em per­so­na­li­za­ção);

🔸 @Aca­demyOfWall­pa­pers (Incrí­veis wall­pa­pers em alta qua­li­dade);

🔸 @Bes­ti­ma­ges (Ima­gens admi­rá­veis de fotó­gra­fos pro­fis­si­o­nais ou não);

🔸 @Edwalls (Para aman­tes de lin­das ima­gens);

🔸 @Mwalls (Wall­pa­pers para apa­re­lhos mobile);

🔸 @Trip­taworld (Gifs e ima­gens psi­co­dé­li­cas);

🔸 @Wall­pa­pers22 (Canal para down­load de wall­pa­pers);

🔸 @canal­vin­tage (Lin­das ima­gens vin­tage);

⬅️Vol­tar para cate­go­rias.


 

Canais sobre o Telegram

 

🔸 @durov (Canal ofi­cial de Pavel Durov, cri­a­dor do Tele­gram);

🔸 @Dicas­Te­le­gram (Dicas, novi­da­des e notí­cias sobre Tele­gram);

🔸 @Manu­al­do­Te­le­gram (Con­teúdo e video-aulas sobre Tele­gram);

🔸 @Canai­se­Gru­pos (Divul­ga­ção de canais, gru­pos e bots no Tele­gram);

🔸 @tlgrm_br (Novi­da­des, curi­o­si­da­des e dicas sobre Tele­gram);

🔸 @Uti­li­gram (Lis­ta­gem regu­lar de canais, gru­pos e bots do Tele­gram);

🔸 @gui­a­de­ca­nais (Lista de canais reple­tos de con­teúdo);

🔸 @VEM_­Te­le­gram (Canal para orga­ni­zar divul­ga­ções sobre Tele­gram);

🔸 @The_W4r­Lock (Canal de um dos mai­o­res entu­si­as­tas bra­si­lei­ros do Tele­gram);

🔸 @QRCo­de­Chan­nel (Divul­ga­ção de canais, gru­pos e bots em for­mato QR Code);

🔸 @BR_­Te­le­gram (Infor­ma­ções diver­sas sobre Tele­gram);

🔸 @Tele­zap (Canal de divul­ga­ções sobre Tele­gram e Zap­Zap);

🔸 @tlg­br­Tu­to­rial (Tuto­ri­ais sobre as inú­me­ras fun­ci­o­na­li­da­des do Tele­gram);

🔸 @Divul­gram (Divul­ga­ção de canais e gru­pos);

🔸 @God­sEyes (Canal de outro entu­si­asta do Tele­gram);

🔸 @Pro­mo­gram (Divul­ga­ção de pro­mo­ções do e-com­merce);

🔸 @Stic­kersHQ (Stic­kers em qua­li­dade HD);

🔸 @Stic­kers­Bra­sil (Paco­tes diver­sos de stic­kers);

🔸 @Stic­kers­Tops (Stic­kers vari­a­dos);

🔸 @Stic­kers­Chan­nel (Maior canal de stic­kers do Tele­gram);


UAU! É muita coisa, não é mesmo? Pois saiba que essas são APENAS algu­mas suges­tões, e que você pode, agora mesmo, criar o seu canal no Tele­gram!

Aliás, você tem alguma suges­tão de canais para que a gente colo­que nessa lista? Me diz aí nos comen­tá­rios!


Nota: Em breve pre­tendo divul­gar aqui no AZ algu­mas suges­tões de gru­pos temá­ti­cos dos mais vari­a­dos, para que você esco­lha com quem e sobre o que inte­ra­gir lá no Tele­gram.

Tam­bém pre­tendo falar dos “bots” (sim, o tele­gram per­mite bots!), e divul­gar vários deles para que você possa, de seu celu­lar, desde bai­xar vídeos a cole­tar infor­ma­ções sobre a placa de veí­cu­los por aí.

Curta as redes soci­ais do AZ e per­mita as noti­fi­ca­ções de nosso site para ficar por den­tro! 😉


Gos­tou das suges­tões? Então torne-se patrono do AZ para que eu con­ti­nue a fazê-las!
CLIQUE AQUI e esco­lha sua recom­pensa.


Newsletter AZ | sabedoria budista


Você pode que­rer ler tam­bém:

Pági­nas no Face­book para ficar crâ­nio em polí­tica
Pon­tos colo­ri­dos pro­vam que as redes soci­ais estão des­truindo a inter­net

É graduando em Filosofia pela PUCRS, professor de ensino médio e faz vídeos para o Youtube (conheça aqui). E, não menos importante, editor do melhor site da internet, o Ano Zero. Mas o necessário a saber mesmo é de seu amor declarado por churros.

Compartilhe