Artigo traduzido por Igo Araujo Santos para Ano Zero (texto original).


A vida é atribulada. Às vezes parece impossível se aproximar dos seus sonhos, não? E se você trabalha em tempo integral e tem filhos, pode ser ainda mais difícil.

Então, como você progride?

Se você intencionalmente não arranjar tempo todos os dias para progredir e se aperfeiçoar, sem dúvida seu tempo se perderá no vácuo de uma vida cada vez mais tumultuada. E antes que perceba, você estará velho e murcho, se perguntando para onde o tempo foi.

Como o professor Harold Hill disse: “se você acumular muitos deixa-pra-amanhã, descobrirá que só lhe restaram muitos ontens vazios”.

Repensando sua vida e saindo do Modo de Sobrevivência

Este artigo tem a intenção de desafiá-lo a repensar sua abordagem da vida. O propósito é ajudá-lo a simplificar e retornar ao fundamental.

Infelizmente, a vida da maioria das pessoas está cheia até a borda com o não essencial e o trivial. Elas não têm tempo para construir nada significativo. Elas estão no Modo de Sobrevivência.

E você, está no Modo de Sobrevivência?

Muitos de nós estamos como pouca manteiga passada sobre uma fatia muito grande de pão. Infelizmente, o pão nem ao menos é o nosso, mas de outra pessoa. Muitos poucos dedicam tempo para tomar suas vidas de volta para as próprias mãos.

Apenas uma geração atrás, era socialmente e culturalmente normal vivermos nossas vidas segundo as regras de outras pessoas. E várias pessoas da nova geração estão perpetuando esse processo simplesmente porque é a única visão de mundo que lhes foi ensinada.

De qualquer forma, há uma consciência coletiva crescente de que, com muito trabalho e foco, você pode viver cada momento da sua vida segundo suas próprias regras.

Você é o designer de seu próprio destino. Você é o responsável. Você pode decidir. E você deve decidir! Pois, se não o fizer, alguém decidirá por você. Indecisão é uma má decisão.

Com esta rotina matinal, sua vida mudará rapidamente.

Pode parecer uma lista longa. Mas, resumindo, é bem simples:

1 – Acorde de uma boa noite de sono;

2 – Medite e/ou ore;

3 – Mexa-se;

4 – Coma alimentos saudáveis;

5 – Prepare-se;

6 – Inspire-se;

7 – Ganhe perspectiva;

8 – Faça algo para melhorar.

Bom, vamos começar:

1. Tenha saudáveis 7 horas ou mais de sono

hábitos sono bom

Encare a verdade: dormir é tão importante quanto comer e beber água. Apesar disso, milhões de pessoas não dormem o suficiente e têm problemas malucos como resultado.

A National Sleep Foundation (fundação americana dedicada ao estudo do sono) conduziu estudos que revelaram que pelo menos 50 milhões de americanos sofrem com mais de 70 desordens do sono diferentes. Não só isso, 60% dos adultos e 69% das crianças experimentam um ou mais problemas de sono algumas noites por semana.

Além disso, mais de 40% dos adultos têm sonolência durante o dia severa o bastante para interferir em suas atividades diárias pelo menos em alguns dias por mês. E 20% reporta problemas de sonolência durante o dia alguns dias por semana ou mais.

Em contrapartida, ter uma quantidade saudável de sono está relacionado a aumento da memória, vida mais longa, menos inflamações, criatividade melhorada, atenção e foco melhorados, redução na gordura e aumento de massa muscular com exercícios, menos estresse, redução da dependência de estimulantes (como café), menor riscos de se envolver em acidentes e de sofrer depressão (e muito mais… pesquise no Google).

A verdade é que o restante deste artigo não vale nada se você não fizer do sono uma prioridade. Quem se importa se você acorda às 5 da manhã, se você foi pra cama três horas antes?

Se dormir pouco, você não vai durar muito. Claro, você pode usar estimulantes para compensar, mas isso não se sustenta por muito tempo. A longo prazo, sua saúde irá desmoronar. O objetivo precisa ser sustentabilidade a longo prazo.

2. Oração e Meditação para facilitar Clareza e Abundância

hábitos meditação

Depois de acordar de um sono saudável e restaurador, rezar e meditar são cruciais para se orientar em direção ao que é positivo em sua vida. E por que? Porque aquilo em que você mantém o seu foco é aquilo em que se expandirá a sua vida.

Oração e meditação são atividades que estimulam a gratidão por tudo o que você tem. E gratidão é ter uma mente estruturada para a abundância. Quando você pensa focado na abundância, o mundo se abre para você, pois há ilimitadas oportunidades e possibilidades lhe esperando.

Pessoas são como ímãs: quando você é grato pelo que tem, você atrai mais coisas positivas e boas. A Gratidão é contagiosa e pode ser a mais importante chave para o sucesso. Não é à toa que tem sido chamada de a mãe de todas as virtudes.

Se você começar a sua manhã pondo-se num espaço de gratidão e clareza, você atrairá o melhor do que o mundo tem a oferecer, e não se distrairá. Por isso, comece a manhã meditando e orando.

3. Atividade Física Pesada

hábitos exercícios

Se você quiser estar entre os saudáveis, felizes e produtivos, crie o hábito de se exercitar regularmente.

Independente das suas preferências, movimente seu corpo. Muitos procuram imediatamente uma academia para pôr o corpo em movimento. Já eu recentemente descobri que fazer trabalhos no jardim por poucas horas de manhã gera um intenso fluxo de inspiração e clareza.

Está comprovado que exercícios físicos diminuem chances de depressão, ansiedade e estresse. E também tem relação com uma carreira mais bem-sucedida.

Se você não se preocupar com o seu corpo, todos os outros aspectos da sua vida sofrerão, pois humanos são seres holísticos.

4. Consuma 30 gramas de proteína

hábitos 3 ovos

Donald Layman, professor emérito de nutrição na Universidade de Illinois, recomenda o consumo de pelo menos 30 gramas de proteína no café da manhã. O investidor e autor de autoajuda Tim Ferriss também recomenda 30 gramas de proteína 30 minutos depois de acordar. De acordo com ele, seu pai dele fez isso e perdeu 8,5 quilos em um mês.

Alimentos ricos em proteína manterão você satisfeito por mais tempo, pois permanecem mais tempo no estômago. Além disso, proteínas mantêm o nível de açúcar, o que previne picos de fome.

Mais ainda: comer proteína diminui sua necessidade por carboidratos brancos, que engordam. Pense em rosquinhas, torradas e donuts.

Tim, em seus livros e palestras, faz quatro recomendações para ter as proteínas adequadas pela manhã:

– Coma pelo menos 40% das calorias do seu café da manhã na forma de proteínas;

– Faça isso com dois ou três ovos inteiros (cada ovo tem aproximadamente 6g de proteína);

– Se você não gosta de ovos, use algo como bacon de peru, bacon ou queijo cottage;

– Ou você pode fazer um shake de proteínas com água.

Para pessoas que evitam laticínios, carne e ovos, há várias proteínas de base vegetal: legumes, verduras, castanhas e semente são todos ricos em proteínas.

5. Tome um banho frio

hábitos banho

Imersão em água fria facilita radicalmente o bem-estar físico e mental. Quando praticada regularmente, promove mudanças duradouras nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo, o que melhora a qualidade de vida. Também pode aumentar a perda de peso, pois acelera o metabolismo.

Uma pesquisa realizada em 2007 mostrou que tomar banhos frios rotineiramente pode ajuda a tratar sintomas de depressão frequentemente com mais eficiência do que medicamentos prescritos. Isso porque a água fria dispara uma onda de neuroquímicos que aumentam o bom humor, o que faz você se sentir feliz.

Há, claro, um medo inicial de entrar na água fria. Sem dúvida, se você já tentou isso antes, se viu apavorado com o pensamento de entrar. Ou talvez você tenha pulado, mas rapidamente mudou para a água quente.

O que me ajudou foi pensar que é como uma piscina. É uma morte lenta e dolorosa entrar na piscina fria devagar. Você simplesmente pula. E depois de 20 segundos, você se sente bem.

Para mim, isso aumentou minha determinação e aprimorou minha criatividade e minha inspiração. Enquanto sinto a água fria bater nas minhas costas, pratico lentamente minha respiração e minha calma. Depois de me esfriar, me sinto muito feliz e inspirado. Muitas ideias começam a fluir e fico muito mais motivado a alcançar meus objetivos.

Além disso, é saudável fazer algo na manhã que lhe assuste um pouco! Isso deixa seus sentimentos vivos e determina o tom para viver fora da sua zona de conforto!

6. Ouvir/Ler Conteúdos Estimulantes

hábitos ler

Pessoas comuns buscam entretenimento. Pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado. É comum para a maioria das pessoas bem-sucedidas ler, pelo menos, um livro por semana, pois elas estão constantemente aprendendo.

Reservar mesmo que 15 ou 30 minutos toda manhã para ler informações estimulantes e instrutivas muda você, pois lhe coloca no ponto de partida ideal para atingir o seu potencial máximo.

Após um longo período de tempo, você terá lido centenas de livros, terá conhecimento em vários tópicos. Você pensará e verá o mundo de forma diferente. Você será capaz de fazer mais conexões entre diferentes assuntos.

7. Reveja sua Visão da Vida

hábitos manhã

Seus objetivos devem ser escritos no papel, tanto os de curto e como os de longo prazos. Tirar alguns minutos para ler suas metas de vida põe seu dia em perspectiva.

Alcançar metas é uma ciência. Não há confusão ou ambiguidade. Se você seguir um padrão simples, pode alcançar todas as suas metas, não importa quão grandes elas sejam.

Um aspecto fundamental disso é escrevê-los no papel e lê-los todos os dias.

Se você ler seus objetivos de longo prazo todos os dias, pensará neles todos os dias. Se você pensa neles todos os dias, e gasta seus dias se empenhando neles, eles se manifestarão.

8. Faça pelo menos uma coisa em relação aos seus objetivos de longo prazo

hábitos objetivos

Força de vontade é como um músculo que se esgota quando exercitado. Da mesma forma, nossa habilidade de tomar boas decisões atenua-se com o tempo.

Quanto mais decisões você toma, piores elas se tornam – e mais fraca é a sua força de vontade. Consequentemente, você precisa fazer o mais difícil primeiro pela manhã, aquilo que for mais importante.

Se você não o fizer, simplesmente não será feito. No final do seu dia, você está exausto. E aí está frito. Haverá milhões de razões para começar no dia seguinte. E você começará no dia seguinte – ou seja, nunca.

Então, seu mantra deve ser: o pior primeiro. Faça aquilo que você precisa fazer logo pela manhã.

Se você der um passo em direção às suas grandes metas todos os dias, perceberá que essas metas não estavam tão longes assim.

Conclusão

Depois de fazer isso, não importa o que você enfrente no resto do dia, você terá feito o mais importante primeiro. Você terá se colocado na posição para alcançar o sucesso. Você estará mais próximo dos seus sonhos.

Por ter feito todas essas coisas, você se mostrará melhor na vida. Será melhor no seu emprego, terá melhores relacionamentos, será mais feliz, ficará mais confiante, será mais ousado e terá mais clareza e visão.

Sua vida mudará em breve, pois é impossível fazer essas coisas todas as manhãs sem que você acabe despertando para o que está errado em sua vida. Aquilo que você despreza em sua vida encontrará o fim. Desaparecerá para nunca mais voltar.

O mundo e o universo lhe responderão de maneiras maravilhosas.


Você pode querer ler também:

Cinco dicas para entender a meditação
4 razões pelas quais é tão difícil ser um finalizador

 

escrito por:

Benjamin Hardy

Em vias de obter seu PhD em Psicologia Organizacional pela Clemson University, Benjamin Hardy tem seus artigos publicados na New York Observer, Psychology Today, Huffington Post e Business Insider.