french

Desenhando o futuro: Como artistas franceses de 1889 viam o mundo em 2000

Em Arte, História, Tempo de Curtir por Rodrigo ZottisComentário

O Físico atô­mico Niels Bohr pos­sui uma famoso ditado que diz “Pre­vi­sões são muito difí­ceis de fazer, espe­ci­al­mente se for sobre o futuro.” No entanto, ape­sar de mui­tas pre­vi­sões erra­das serem fei­tas ao longo dos anos, as revis­tas amam pen­sar como e onde nós esta­re­mos em várias déca­das, ou sécu­los a frente no tempo.

Nos dá con­forto pen­sar que gran­des coi­sas nos espe­ram, ape­sar de estar­mos muito longe de ter­mos um jet­pack pes­soal ou, até mesmo (com base em uma entre­vista de Isaac Asi­mov para a Omni Maga­zine), pos­suir­mos geni­tais inter­cam­biá­veis.

E ainda é Asi­mov, que apa­ren­te­mente pos­suía o único con­junto de car­tões pos­tais de En L’An 2000, um con­junto de 87 (apro­xi­ma­da­mente) ​​car­tões artis­tí­cos que apa­re­ce­ram pela pri­meira vez como inser­ções em cai­xas de cha­ru­tos em 1899, no tempo certo para a Expo­si­ção Mun­dial em Paris, em 1900.

O nome do pro­jeto foi lan­çado de “França no século 21”, os car­tões apre­sen­tam as ilus­tra­ções de Jean-Marc Côté e outras ilus­tra­ções sobre a da maneira como nós esta­ría­mos vivendo, 15 anos atrás, em 2000.

UM “Esta­ção de aero­na­ves”

 

800px-France_in_XXI_Century._Electric_scrubbing “Lim­peza Elé­trica”

 

DOS “Bom­bei­ros aéreos”NOV “Car­ros de bata­lha”OTO “Uma casa-móvel”SES “Aca­sa­la­mento intenso”

 

SETE “Cor­rida no Pací­fico”

 

TRES “Car­teiro Rural”UM “Esta­ção aérea”5 “Sen­ti­nela em um heli­cóp­tero”3 “Um fazen­deiro bas­tante ocu­pado”

 

A his­tó­ria por trás da pro­du­ção des­ses car­tões é com­pli­cada. A empresa que os fabri­cou faliu antes que pudes­sem dis­tri­buí-los, e se essa empresa era fabri­cante de brin­que­dos ou uma com­pa­nhia de cigar­ros, nin­guém parece saber. Se foram as ideias dadas aos artis­tas para eles desen­vol­ve­ram, ou eles colo­ca­ram sua pró­pria visão? Nós não sabe­mos.

Uma das pri­mei­ras coi­sas que se des­taca nas ilus­tra­ções é uma com­pleta ausên­cia de via­gens espa­ci­ais, ape­sar de Júlio Verne ter escrito Da Terra à Lua em 1865 (que viria a influ­en­ciar Geor­ges Méliès no filme ‘Uma via­gem para a Lua’, em 1902). No entanto, o mundo subaquá­tico gerou em mui­tos um voo de ima­gi­na­ção, incluindo um ôni­bus baleia-dese­nhado, espor­tes no fundo do mar, e cavalo-mari­nhos sendo usa­dos como cava­los de cor­rida.

Há algu­mas inven­ções que pode­mos dizer que se tor­na­ram rea­li­dade. O “Sen­ti­nela em um heli­cóp­tero”, apa­ren­te­mente faz refe­rên­cia ao nos­sos heli­cóp­te­ros atu­ais (não exis­tiam heli­cóp­te­ros naquela época). Mui­tas per­se­gui­ções de car­ros em alta velo­ci­dade tro­cando dis­pa­ros, foram exi­bi­dos em fil­mes no século seguinte. Grande parte do tra­ba­lho agrí­cola agora está auto­ma­ti­zado. E os equi­pa­men­tos auto­ma­ti­za­dos de lim­peza exis­tem, e ​​agora são cha­mado de Roomba.

4 ‘Cro­quete aquá­tico”800px-france_in_xxi_century-_toilette_madame “Madame se arru­mando”1024px-France_in_XXI_Century__Flying_police_540x358 “Polí­cia Aérea”

 

1899-tailor-sm “Esti­li­za­ção auto­ma­ti­zada”

 

3374620-6774878-thumbnail “Ladrões de ovos de águia”escola “Na escola”

 

onibus baleia “Ôni­bus-baleia”

 

Para um exa­mi­nar com deta­lhe esses car­tões, con­sulte Isaac Asi­mov 1986 Futu­re­days: Um Século XIX Visão do Ano 2000, que pode ser encon­trado para ven­der na Ama­zon agora.

E, quem sabe, tal­vez no pró­ximo ano, sua enco­menda che­gará em sua porta por um drone. Bom, ape­nas uma espe­cu­la­ção.

 


Maté­rias que você pode que­rer ver:

Ilus­tra­ções de temas cine­ma­to­grá­fi­cos por Tome Hanuka
As ilus­tra­ções per­tur­ba­do­ras e pro­vo­can­tes de Kasak farão você pen­sar

Rodrigo Zottis
Rapaz que só faz o que faz pois espera que um dia seu legado possa ser completamente auto-explicativo.

Compartilhe