O Físico atômico Niels Bohr possui uma famoso ditado que diz “Previsões são muito difíceis de fazer, especialmente se for sobre o futuro.” No entanto, apesar de muitas previsões erradas serem feitas ao longo dos anos, as revistas amam pensar como e onde nós estaremos em várias décadas, ou séculos a frente no tempo.

Nos dá conforto pensar que grandes coisas nos esperam, apesar de estarmos muito longe de termos um jetpack pessoal ou, até mesmo (com base em uma entrevista de Isaac Asimov para a Omni Magazine), possuirmos genitais intercambiáveis.

E ainda é Asimov, que aparentemente possuía o único conjunto de cartões postais de En L’An 2000, um conjunto de 87 (aproximadamente) ​​cartões artistícos que apareceram pela primeira vez como inserções em caixas de charutos em 1899, no tempo certo para a Exposição Mundial em Paris, em 1900.

O nome do projeto foi lançado de “França no século 21”, os cartões apresentam as ilustrações de Jean-Marc Côté e outras ilustrações sobre a da maneira como nós estaríamos vivendo, 15 anos atrás, em 2000.

UM “Estação de aeronaves”

 

800px-France_in_XXI_Century._Electric_scrubbing “Limpeza Elétrica”

 

DOS “Bombeiros aéreos”NOV “Carros de batalha”OTO “Uma casa-móvel”SES “Acasalamento intenso”

 

SETE “Corrida no Pacífico”

 

TRES “Carteiro Rural”UM “Estação aérea”5 “Sentinela em um helicóptero”3 “Um fazendeiro bastante ocupado”

 

A história por trás da produção desses cartões é complicada. A empresa que os fabricou faliu antes que pudessem distribuí-los, e se essa empresa era fabricante de brinquedos ou uma companhia de cigarros, ninguém parece saber. Se foram as ideias dadas aos artistas para eles desenvolveram, ou eles colocaram sua própria visão? Nós não sabemos.

Uma das primeiras coisas que se destaca nas ilustrações é uma completa ausência de viagens espaciais, apesar de Júlio Verne ter escrito Da Terra à Lua em 1865 (que viria a influenciar Georges Méliès no filme ‘Uma viagem para a Lua‘, em 1902). No entanto, o mundo subaquático gerou em muitos um voo de imaginação, incluindo um ônibus baleia-desenhado, esportes no fundo do mar, e cavalo-marinhos sendo usados como cavalos de corrida.

Há algumas invenções que podemos dizer que se tornaram realidade. O “Sentinela em um helicóptero”, aparentemente faz referência ao nossos helicópteros atuais (não existiam helicópteros naquela época). Muitas perseguições de carros em alta velocidade trocando disparos, foram exibidos em filmes no século seguinte. Grande parte do trabalho agrícola agora está automatizado. E os equipamentos automatizados de limpeza existem, e ​​agora são chamado de Roomba.

4 ‘Croquete aquático”800px-france_in_xxi_century-_toilette_madame “Madame se arrumando”1024px-France_in_XXI_Century__Flying_police_540x358 “Polícia Aérea”

 

1899-tailor-sm “Estilização automatizada”

 

3374620-6774878-thumbnail “Ladrões de ovos de águia”escola “Na escola”

 

onibus baleia “Ônibus-baleia”

 

Para um examinar com detalhe esses cartões, consulte Isaac Asimov 1986 Futuredays: Um Século XIX Visão do Ano 2000, que pode ser encontrado para vender na Amazon agora.

E, quem sabe, talvez no próximo ano, sua encomenda chegará em sua porta por um drone. Bom, apenas uma especulação.

 


Matérias que você pode querer ver:

Ilustrações de temas cinematográficos por Tome Hanuka
As ilustrações perturbadoras e provocantes de Kasak farão você pensar

escrito por:

Rodrigo Zottis

Rapaz que só faz o que faz pois espera que um dia seu legado possa ser completamente auto-explicativo.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.