(Tradução autorizada por Tim Urban, autor do texto original em inglês, publicado no site Wait But Why)


Quando algumas pessoas viajam, a sua acomodação no lugar de destino está relacionada com palavras como “champanhe”, “spa”, “mimos”, “terraço”, “perfumado”, “maravilhoso”, “mármore”, “espaçoso” e “robe”.

E do outro lado disso tudo há você.

Você é o tipo de pessoa que acaba em um site como esse, e a sua viagem é muito pior.

Você pode estar familiarizado com o vasto mundo dos hostels, um mundo que personifica tanto as melhores qualidades da raça humana quanto seus mais irritantes defeitos. É uma cultura que consegue simultaneamente ser uma utopia libertária de mentes-abertas, aceitação e diversidade – mas também uma fábrica de bizarrices. Se Gandhi se acasalasse com o seu colega mais imbecil da faculdade, os filhos deles seriam hostels.

Hostels são tudo o que o mundo deveria ser e tudo que o mundo não deveria ser ao mesmo tempo.

E enquanto cada hostel é único, a multidão que passa por cada um deles tende a ser mais ou menos a mesma. Hoje vamos apenas arranhar a superfície, analisando os 12 tipos de pessoas mais comuns:

1) O cara que toca violão no hostel

01

Características definidoras: capaz de fazer sérias expressões faciais e emocionar-se consigo mesmo enquanto toca.

Duração da sua viagem: 10 semanas.

Ele precisou encontrar um lugar para seu violão no compartimento de bagagem do avião, o que não foi fácil. Ele manteve o violão em seu colo no ônibus lotado. Ele carregou seu violão por um quilômetro e meio a pé da estação de ônibus até o hostel.

Mas, sentar lá no sofá, dedilhando as doces do violão e incorporando literalmente tudo o que há de mais belo na música – isso faz tudo ter valido a pena para o Cara que Toca Violão no Hostel.

2) O cara de 38 anos fazendo de conta que tem 24

02 

Características definidoras: Vai fundo nas baladas; rugas.

Duração da sua viagem: 2 semanas

Há três tipos de caras que você encontrará em hostels:

1) Os bróders (idade 19-32);

2) O homens (idade 33-70);

3) O cara-de-38-anos que simplesmente prossegue fingindo que ele ainda é um bróder e ele realmente aprecia quando você engole essa e não diz nada a respeito.

Cada hostel tem um cara que é um pouco velho demais para agir como um bróder. Ele sabe que tem 38, você sabe que ele tem 38, e esse é só o jeito dele. Ele realmente não se importa com o que você pensa, pois ele nunca mais vai ver você de novo mesmo.

3) Os americanos que agem como se fosse seu primeiro dia fora da faculdade

03

Características definidoras: Barulhentos; entusiasmados; doidos para despejar um monte de palavras sobre um monte de coisas para um monte de pessoas.

Duração da sua viagem: 8 dias.

Você os identificará assim que os ver. Eles são jovens, tem olhos arregalados e estão convictos de que essa é a primeira viagem de mochileiro de todo mundo no hostel, não só deles. Quando eles saem do hostel, vão até um restaurante para fazer cinco vezes mais barulho do que a segunda mesa mais barulhenta do lugar.

4) O cara que trouxe apenas duas mudas de roupas

04

Características definidoras: Amigável; fedorento.

Duração da viagem: 6 meses.

Viajantes principiantes carregam muitas coisas. Viajantes experientes levam consigo poucas coisas. E depois deles há esse cara, que trouxe apenas duas mudas de roupas.

Há coisas na vida sobre as quais você é capaz de duvidar, mas você nunca terá dúvidas se esse cara está ou não na mesma sala que você.

5) As pessoas que fazem você se sentir mal em relação a si mesmo pois não está num grupo descolado de amigos como elas.

05

Características definidoras: Gargalhadas; contar histórias sobre a noite passada; ter planos divertidos para esta noite; e você não está convidado.

Dura: 5 semanas.

Lá estão elas, divertindo-se, tirando sarro uns dos outros, e tudo o que você pode fazer é apenas olhar com vontade de participar. Não, você não está no grupo, e não, você não foi convidado para o que elas farão a seguir. Como você está sozinho, os barulhos que fazem durante sua hilária brincadeira com bebidas serve como lembrete do quanto você se sente solitário nesse país, planeta e universo.

 

6) As pessoas que pronunciam os nomes dos lugares com o sotaque correto

06

Característica Definidora: Línguas que se dobram; uma face concentrada quando suas línguas se dobram.

Duração da viagem: 1 mês.

Você encontrará essas pessoas ao redor de todo o mundo, mas em nenhum lugar eles se multiplicam mais do que na América Latina. Para ser claro, elas não visitam Buenos Aires, Argentina. Elas visitam Buenossaires, Ar-rentina. Elas coroam sua encenação com 0% de constrangimento por estarem fingindo também serem daquele país. E elas olharão você direto nos olhos sem um traço de riso nos lábios enquanto sons típicos dos habitantes locais rolam pela sua língua.

7) O fanático pelo Lonely Planet

07

Característica Definidora: Lerem o Lonely Planet o tempo todo.

Duração da viagem: 15 dias.

Você identifica um deles quando seu exemplar do Lonely Planet parece ser de 1936, mesmo que tenha sido comprado na semana passada. Seu relacionamento com o livro é íntimo, intenso e apaixonado.

8) A europeia sorridente com a qual você passaria o resto dos seus dias, apesar de você nunca ter conversado com ela, mas só porque ela sorriu para você em um momento e agora o seu dia foi arruinado.

08 

Característica Definidora: Sorridente; arruinadora de dias.

Duração da viagem: 2 meses.

Vamos ao próximo item.

9) O cara “sou o tipo de cara que conhece as pessoas que trabalham no hostel”

09

Duração da viagem: 3 mêses

Pra você saber, este cara está no círculo seleto do hostel. Ele praticamente trabalha lá – ele vai indicar a você o banheiro, repreenderá você por colocar equivocadamente o azeite de oliva comunitário na prateleira não-comunitária e ele até mesmo ajuda os funcionários a levar o lixo para a rua. Então…

10) A europeia calejada que não quer ser sua amiga.

10

Características definidoras: Condescendência silenciosa.

Duração da viagem: 4 meses.

Este é seu octagésimo terceiro país, e ela não está muito impressionada com ele, e certamente ela não está impressionada com você. Ela suspira ao ver o fanático pelo Lonely Planet e ela bufa ao ver o super-entusiasmado americano.

11) O casal ofensivamente feliz.

11

Características definidoras: serem a droga de uma pequena equipe.

Duração da viagem: 2 semanas.

Bem eles não são fofos, com suas mochilas que combinam e suas vivências compartilhadas. Oh, e vejam quem têm química demais para ficarem no dormitório comunitário. Essas pessoas têm pouca consideração por qualquer viajante dramaticamente solitário que esteja pela vizinhança, esfregando na cara de todos os seus laços afetivos.

12) O cara que talvez esteja viajando por tempo demais.

12 

Características definidoras: chama os funcionários da confeitaria mais próxima pelo nome; não é bom em responder perguntas sobre sua vida.

Duração da viagem: 2 anos e meio e ainda contando.

Ele está se divertindo menos do que costumava, e desistiu do turismo há muito tempo, e ele agradeceria se você realmente não perguntasse a sobre seu trabalho, a vida que levava na sua cidade natal, o seu relacionamento com seus pai, ou as leis de seu país de origem.


Wait But Why publica uma vez por semana. Nós enviamos cada post por email para mais de 95.000 pessoas – informe seu email aqui e colocaremos você na lista (nós mandamos apenas um email por semana). Você pode também seguir Wait But Why no Facebook e  no Twitter.

escrito por:

Tim Urban

Formado em Ciências Políticas pela Harvard University, é autor do site Wait But Why e fundador da ArborBridge.


JUNTE-SE À NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a outros 2.000 visitantes que recebem nossa newsletter e garanta, semanalmente, artigos sobre ciência, filosofia, comportamento e sociedade diretamente em seu e-mail!
Nós odiamos spam. Seu e-mail não será vendido ou compartilhado com mais ninguém.